King Kong emerge e vence no circuito predileto de Van der Poel! Puck Pieterse respira com uma vitória ao fim de 3 dias!
O belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma)e a neerlandesa Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) venceram na tarde de hoje a sexta prova da Superprestige 2022/2023, disputada no circuito de Diegem, na Bélgica.
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e terminou com uma fantástica vitória do belga Wout Van Aert. O belga bateu o britânico, campeão do Mundo, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) por 6s e o neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) por 33s.
A prova começou com um grande arranque de Kevin Kuhn (Tormans Cyclo Cross Team). Na fase inicial, o campeão da Europa, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) sofreu uma queda e o belga tinha algumas posições para recuperar. No final da primeira volta, Van der Poel, Van Aert, Pidcock e Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) isolaram-se na frente da corrida.
Na segunda volta, Van der Poel acelerou na zona de areia e isolou-se na frente da corrida. Uns metros depois, Van Aert e Pidcock juntaram-se a Van der Poel na frente da corrida. Na quinta volta, Van der Poel acelerou e isolou-se na frente da corrida. O neerlandês parecia que ia para a vitória mas na sexta volta Van der Poel quebrou e foi alcançado por Van Aert e Pidcock. Na zona de areia, Van Aert acelerou e ficou isolado na frente da corrida.
No início da sétima volta, Van Aert tinha 8s de vantagem sobre Pidcock e Van der Poel. Van Aert cometeu um erro e Van der Poel e Pidcock reentraram na frente da corrida. No final da sétima volta, Pidcock acelerou e Van Aert foi o único que conseguiu seguir o ritmo do britânico. Van der Poel não tinha capacidade para seguir o campeão belga e o campeão do Mundo.
Na última volta, Pidcock e Van Aert tentaram isolar-se na frente da corrida mas nenhum deles conseguiu fazê-lo. Antes da escadaria que levava à reta da meta, Pidcock cometeu um erro e o britânico perdeu assim as suas chances de vencer. Van Aert mostrou mais uma vez que parece ser o mais forte ao conseguir conquistar a sua quarta vitória da temporada, numa prova que não era do seu estilo. Pidcock foi segundo a 6s. Van der Poel foi 3º a 33s e o neerlandês mostrou mais uma vez alguns sinais de falta de potência e de resistência.
Iserbyt teve um das suas melhores prestações da temporada ao conseguir um excelente 4º lugar. Vanthourenhout fez uma excelente recuperação após a queda na primeira volta e o campeão da Europa foi 5º a 1:45. Quinten Hermans (Tormans Cyclo Cross Team) teve um sólida prestação e foi 7º a 1.55. Thibau Nys (Baloise Trek Lions) mostrou mais uma vez o seu potencial ao conseguir terminar na 8ª posição. Destaca-se a excelente prestação do jovem de 18 anos David Haverdings (Baloise Trek Lions) que foi 9º a 2:56. Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) teve a sua pior prova da temporada e o belga foi apenas 11º a 3:01.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina
A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma vitória dominante da neerlandesa Puck Pieterse que conquistou a sua sexta vitória da temporada. A neerlandesa bateu as suas compatriotas Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) e Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) por 30s e 1:02, respetivamente.
A prova começou com um grande arranque de Blanka Vas (Team SD Worx). Mas a húngara não ficou muito tempo na frente pois Pieterse também teve um bom arranque e a neerlandesa conseguiu isolar-se na fase inicial na frente da corrida. Van Anrooij teve um mau arranque e a neerlandesa tinha várias posições para recuperar. No início da segunda volta, Pieterse tinha 16s de vantagem sobre Vas, Van Anrooij, Alvarado e Inge Van der Heijden (777).
Na segunda volta, Van Anrooij as suas adversárias e tentava fazer a ponte para Pieterse. Na terceira volta, Van Anrooij esteve muito perto de alcançar Pieterse mas o forte ritmo da ciclista da Alpecin, na fase final da volta, fez com que Van Anrooij não se juntasse à frente da corrida. Alvarado e Van der Heijden estão a mais de 20s do grupo da frente. Vas, Silvia Persico (FAS Airport Services), Zoe Backstedt (EF Education-TIBCO-SVB) e Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) lutavam pelo quinto lugar.
Pieterse continuou com o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim a sua sexta vitória da temporada. Van Anrooij foi segunda a 30s. Alvarado foi mais forte que Van der Heijden nas duas últimas voltas e foi terceira a 1:02. Vas fez uma das suas melhores provas da temporada e foi 5º a 1:23. Persico ainda está longe da sua melhor forma mas a italiana conseguiu um sólido 6º lugar. Backstedt mostrou mais uma vez o seu potencial ao conseguir terminar na 7ª posição. Betsema também não está na sua melhor forma e a neerlandesa perdeu a liderança da Superprestige para Alvarado.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto principal: Team Jumbo – Visma Cycling Twitter
Foto de Puck Pieterse e fotos do pódio: Getty Images