Masterclass de Puck Pieterse na Taça do Mundo de CX em Overijse! Super Pidcock esbarra em Vanthourenhout!
A Taça do Mundo de Ciclocrosse prosseguiu hoje para a sua sexta ronda, com Overijse a receber uma corrida muito difícil, no mais icónicos dos circuitos que compõem a competição. A chuva tornou o traçado mais complexo, com a lama a aparecer em praticamente todo o percurso, à exceção das zonas de asfalto. Assim, foram os ciclistas mais completos que acabaram por levar a melhor. A combinação de técnica, explosividade e potência da Campeã Europeia Sub23, Puck Pieterse, e do Campeão Europeu, Michael Vanthourenhout, permitiram-lhes chegar a um grande triunfo, com o Campeão Mundial Tom Pidcock a ser também uma das grandes figuras, protagonizando uma grande batalha com o vencedor.
Corrida Feminina
Do lado feminino assistimos a uma verdadeira masterclass da neerlandesa Puck Pieterse (Alpecin – Deceuninck), que se isolou logo nos primeiros minutos de corrida e não mais foi alcançada. A francesa Helene Clauzel (AS Bike Racing) até foi quem melhor arrancou, criando logo uma diferença, já que apenas Pieterse e a líder da Taça do Mundo, Fem van Empel, a conseguiram seguir. Incapaz de manter o ritmo, Clauzel foi perdendo terreno, e Pieterse aproveitou para atacar, levand oa um pequeno erro de Fem van Empel, que nunca mais conseguiu chegar à frente.
Ao final da primeira volta, Pieterse liderava com 15s de vantagem sobre van Empel, enquanto Shirin van Anrooij (Baloise – Trek Lions) era já terceira, a 30s da frente. Lucinda Brand (Baloise – Trek Lions) estava fora do top10, após ter ficado presa numa queda de uma adversária, e procurava encontrar o seu ritmo para subir algumas posições. Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck), Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal), Inge van der Heijden e Aniek van Alphen (777) procuravam chegar a van Anrooij, mas tinham uma tarefa complicada.
Com o passar das voltas, a diferença entre as ciclistas foi crescendo, e Pieterse aumentava o espaço de forma consistente, apesar de ainda ter cometido alguns pequenos erros aqui e ali. As adversárias não estavam hoje ao seu nível, e a neerlandesa cavalgou para uma vitória dominadora, com van Empel a ser segunda, a 1:03, e van Anrooij terceira, a 1:36.
A maior ação foi mesmo na luta pelo quarto posto, com Alvarado e van Alphen a protagonizarem um grande duelo, após van der Heijden e Betsema terem quebrado e perdido posições. As duas entraram na última volta separadas por 11s, mas com vários erros foi Lucinda Brand a aproveitar. A ex-Campeã Mundial fez uma corrida irrepreensível, apesar de ainda não estar na sua máxima força, e passou pelas duas adversárias para fechar no quarto posto, já a 1:51.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Corridas Masculina
Na corrida masculina tivemos um grande duelo entre o Campeão Europeu Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) e o Campeão Mundial Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), que só na penúltima volta se decidiu. O britânico até começou por ser o mais azarado de início, ficando para trás de todo o pelotão ainda nos primeiros segundos de corrida. Enquanto Pidcock recuperava, na frente eram os colegas de equipa Vanthourenhout e Eli Iserbyt a destacarem-se, na companhia do espanhol Felipe Orts (Burgos – BH).
No final da primeira volta, a dupla da Pauwels seguia na dianteira, com vários grupos na perseguição, e Pidcock já era nono, a 20s, mostrando que a sua técnica e potência o estavam a fazer progredir bastante. O britânico continuou a carregar e chegou sozinho à dianteira no final da segunda volta, cruzando a linha de meta com Vanthourenhout e Iserbyt, enquanto os adversários seguiam já algo longe. A aceleração de Pidcock no início da terceira volta fez com que Iserbyt cedesse, levando a uma grande quebra do líder da Taça do Mundo, que se viu depois ultrapassado pelos perseguidores, sem os conseguir seguir.
Com Pidcock e Vanthourenhout destacados, a luta pelo terceiro posto fazia-se a dois, com o Campeão Neerlandês, Lars van der Haar (Baloise – Trek Lions), e Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) a protagonizarem também um excelente duelo, tendo o jovem Sub23 Thibau Nys (Baloise – Trek Lions) um pouco mais atrás.
Na sexta volta, Pidcock caiu numa zona de empedrado, e o erro acabou por lhe ser fatal, já que Vanthourenhout acelerou e não mais foi alcançado. O britânico foi-se ainda aproximando, e, com o belga à vista, ainda acreditava ser possível discutir a vitória. Porém, o Campeão Europeu aguentou e bateu o Campeão Mundial numa grande corrida, conquistando assim a sua primeira prova da Taça do Mundo esta temporada. Pidcock chegaria 3s depois, enquanto van der Haar se havia distanciado para ser terceiro, a 37s do vencedor.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Photopress
Restantes Fotos: UCI Cyclocross / Twitter