Xandro Meurisse vence primeira etapa da Volta a Murcia!

O belga Xandro Meurisse, da também belga Circus – Wanty Gobert, venceu a primeira etapa da quadragésima edição da Vuelta Ciclista a la Región de Murcia. Na segunda posição terminou o canadiano Adam De Vos (Rally Cycling), e em terceiro ficou o checo Josef Cerny (CCC Team). Meurisse veste, assim, a camisola de líder no final do primeiro de dois dias de prova.

A prova disputou-se entre Los Alcázares e Caravaca de la Cruz, numa distância de 177 km. Perante os ciclistas perfilava-se um dia duro, com muito sobe e desce: três contagens de montanha (duas de terceira categoria e uma de primeira) e um final exigente, em particular nos últimos km, onde pontuavam dois muros com rampas que chegavam aos 10% de inclinação nalguns locais.

Nos primeiros km da etapa, formou-se a fuga do dia, composta por 11 corredores, todos de equipas diferentes, o que desde logo ditou a história da tirada. A força da fuga foi-se fazendo sentir, ao mesmo tempo que o pelotão parecia pouco interessado em manter a distância controlável. Assim, a vantagem foi crescendo, e o vencedor da etapa acabou mesmo por ser um dos fugitivos. Na última subida, Meurisse revelou-se como o ciclista mais forte, e venceu a tirada à frente de Vos, que chegou 4 segundos depois, e de Cerny, que perdeu 11 segundos. O pelotão chegou com 16 minutos e 48 segundos de atraso para o vencedor. Desta forma, enquanto à partida se acreditava que esta prova fosse ser um duelo local entre Alejandro Valverde e Luis Leon Sanchez, no segundo e último dia iremos assistir a uma luta entre os homens que hoje andaram em fuga. A decisiva tirada corre-se entre Santomera e Murcia, numa distância de 179 km, e contará com quatro contagens de montanha: duas de terceira categoria, uma de primeira, e uma de categoria especial, que promete ser decisiva, a 60 km do fim da jornada. O final será em plano, na chegada a Murcia.

Em prova estiveram vários portugueses: Ricardo Vilela (Burgos-BH) foi 51º, José Fernandes (Burgos-BH) terminou em 62º, Daniel Viegas (Kometa Xstra Cycling Team) foi 63º, e Nelson Oliveira (Movistar) ficou-se pelo 79º lugar, todos a 17:04 do vencedor da etapa. Nuno Meireles (Aviludo-Louletano) foi 120º, a 35:16. Daniel Silva e André Evangelista (Aviludo-Louletano) chegaram fora do limite de tempo. A equipa portuguesa do Louletano conseguiu, mesmo assim, colocar Vicente Garcia de Mateos no 20º lugar da classificação da etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock