Vollering conquista a maior vitória da carreira na Liege Bastogne Liege!

A holandesa Demi Vollering (Team SD Worx) conquistou ao final desta manhã a 5ª edição da Liege Bastogne Liege feminina, batendo ao sprint num apertado final, após 140.9km, a compatriota e Campeã Europeia Annemiek van Vleuten (Movistar Team) e a italiana Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo), com a sua colega de equipa e Campeã Mundial Anna van der Breggen (Team SD Worx) a lançar a sua vitória e a retribuir o trabalho da última quarta na Fleche Wallone.

O dia começou com um ritmo bastante rápido, e com a notícia de que a Parkhotel – Valkenburg não iria partir devido a um caso positivo de Covid-19. A primeira fuga foi composta por apenas duas ciclistas, Claire Faber (Andy Schleck – CP NVST – Immo Losch) e Silvia Zanardi (Bepink), que ganharam rapidamente 45s ao pelotão. A Team TIBCO – Silicon Valley Bank assumiu a perseguição, mas sem forçar demasiado, permitindo que o duo duplicasse a sua vantagem na frente da corrida para o 1:30.

Sem grande interesse em perseguir afincadamente no pelotão, as escapadas entraram nos últimos 90km com 3min de vantagem, na entrada para a primeira colina do dia. Claire Faber ganhou vantagem a Silvia Zanardi numa colina a 84km do final, com os ataques a surgirem também no pelotão, onde Elise Chabbey (Ale BTC Ljubljana) conseguiu ganhar alguma vantagem. A dupla na frente voltou a juntar-se pouco depois, já com o ritmo no pelotão a ser bem mais elevado, e a 68km do final a vantagem era já de apenas 30s.

A 58km do final, no Col du Rosier, um pequeno grupo ganhou uma vantagem de 12s, já com o duo inicial alcançado. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx), Tayler Wiles (Trek – Segafredo), Lucy Kennedy (Team BikeExchange), Anouska Koster (Jumbo – Visma), Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing), Leah Thomas (Movistar Team), e Brodie Chapman (FDJ Nouvelle – Aquitaine Futuroscope) ganharam uma pequena vantagem ao pelotão, mas a Liv Racing acabou por assumir a perseguição sem nenhuma das suas ciclistas presentes no grupo.

A 41km do final, apenas Fisher-Black estava adiantada, com a SD Worx a controlar e a deixar a vantagem crescer. A Movistar e a Ale BTC Ljubljana acabaram por assumir depois a perseguição e rapidamente alcançar a neozelandesa. No Cote de la Redoute, Ashleigh Moolman – Pasio (Team SD Worx), Marta Cavalli (FDJ Nouvelle – Aquitaine Futuroscope) e Leah Thomas (Movistar Team) ganharam alguma vantagem ao pelotão, com Pasio a conseguir isolar-se das adversárias pouco depois. As favoritas entraram então em ação e Elisa Longo Borghini, Anna van der Breggen, Annemiek van Vleuten, Demi vollering, Mavi Garcia (Ale BTC Ljubljana), Kasia Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing), Kristen Faulkner (Team TIBCO – Silicon Valley Bank) e Marianne Vos (Jumbo – Visma) conseguiram fazer a ponte para a frente, numa fase em que os diversos ataques que aconteceram permitiram à dianteira ganhar de novo mais unidades.

Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ Nouvelle – Aquitaine Futuroscope) acabou por se isolar com Lucinda Brand (Trek – Segafredo) e Pasio, mas a perseguição controlou-as até entraram numa das subidas decisivas na fase final e alcançou-as a 19km da chegada. O Côte de la Roche-aux-Faucons acabou por ser decisivo, com Breggen, Pasio, Vleuten, Vollering, Borghini e Niewiadoma a isolarem-se na frente, e Marianne Vos a perseguir desesperadamente com Cecilie Uttrup Ludwig, e a dupla a reentrar na frente a 11km do final.

Na última rampa da corrida, a 10.5km da meta, Vos e Ludwig voltaram a ceder, desta vez com Pasio, e um quinteto sobrou na frente, com Breggen a assumir as despesas da corrida já que Vollering era a melhor finalizadora do grupo. A Campeã Mundial não se escondeu e levou a corrida até aos últimos metros, lançando o sprint para que Vollering pudesse vencer com tranquilidade após aproveitar a roda de Vleuten que abriu o sprint e ter colocado toda a sua potência a 100m da chegada para assim conquistar a sua primeira vitória no calendário World Tour.

Pódio do Dia

Pódio do dia com Annemiek van Vleuten – Demi Vollering – Elisa Longo Borghini (da esquerda para a direita)

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock