Van Aert triunfa nos Campos Elísios na consagração de Tadej Pogacar!

O Campeão Belga, Wout van Aert (Jumbo – Visma), é o grande vencedor da etapa final do Le Tour de France, ao triunfar após 108.4km entre Chatou e Paris, no mítico final dos Campos Elísios. Van Aert bateu ao sprint o compatriota Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix) e o britânico Mark Cavendish (Deceuninck – Quick Step), que assim não conseguiu ultrapassar as 34 vitórias de etapa que partilha desde o dia 9 de julho com o lendário Eddy Merckx.

Último dia do Le Tour de France 2021, a consagração de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) como o grande vencedor da classificação geral, da montanha e da juventude pelo segundo ano consecutivo, um feito histórico que coloca o jovem esloveno na história do ciclismo Mundial! Por outro lado, a classificação por pontos estava ainda em aberto, com Mark Cavendish e Michael Matthews (Team BikeExchange) separados por 38 pontos, com 70 ainda em disputa.

O dia começou de forma tranquila, com a UAE Emirates em festa, a rodar bastante tempo adiantada em alguns metros ao pelotão, com o público a saudar os vencedores. Os ciclistas seguiram todos juntos em amena cavaqueira até à chegada aos Campos Elísios. Rui Costa (UAE Team Emirates) e Alejandro Valverde (Movistar) eram dois dos que estavam mais em destaque na frente do pelotão, colocando a conversa em dia e talvez relembrando os velhos tempos em que eram colegas de equipa.

A UAE Team Emirates celebrou em grande estilo a vitória de Tadej Pogacar!

A corrida efetivamente começou com a primeira passagem pela linha de meta, e Ruben Guerreiro (EF Education – Nippo) foi o primeiro a atacar, numa primeira volta ao circuito final muito movimentada. A primeira fuga acabou por surgir com Stefan Bissegger (EF Education – Nippo), Harry Sweeny (Lotto Soudal) e Casper Pedersen (Team DSM) a oito voltas do final, com a Quick Step a deixá-los ter cerca de 30s de vantagem, para levarem a maioria dos pontos do sprint intermédio.

A ação do sprint viu Cavendish e Morkov superiorizarem-se a Matthews, com o australiano a perder mais três pontos, e a ficar com 41 de atraso perante 50 em disputa na chegada. O pelotão voltou a rodar compacto a 32km da meta, mas os ataques não pararam. Um novo trio surgiu na frente com 30km para a meta, composto por Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick Step), Ide Schelling (Bora – Hansgrohe) e Philippe Gilbert (Lotto Soudal). Gilbert e Alaphilippe voltaram a ser absorvidos pouco depois, e Schelling continuou na companhia de Brent van Moer (Lotto Soudal) e Michael Valgren (ED Education – Nippo).

O novo trio na dianteira conseguiu conquistar uma vantagem de 20s a 25km a chegada, com o pelotão sempre no controlo. A pouco mais de 10km da chegada, Franck Bonnamour e Cyril Gautier (B&B Hotels p/b KTM) tentaram fazer a ponte para a frente, mas não tiveram sucesso, e o trio que rolava na dianteira foi absorvido a 6km da meta, com os comboios a prepararem-se para o sprint final e para o lançamento dos seus líderes.

A Deceuninck – Quick Step surgiu na frente com 5km para o fim, e tudo parecia encaminhar-se para mais um dia de domínio da equipa belga. Porém, à entrada dos últimos 2km, a BikeExchange surgiu na frente e conseguiu retirar a posição à Quick Step, num movimento taticamente quase perfeito. A Quick Step ainda se conseguiu aproximar de novo na frente, mas já a Jumbo – Visma e a Alpecin – Fenix estavam na frente prontas a morder a vitória de etapa. Mike Teunissen (Jumbo – Visma) assumiu o lançamento do sprint e lançou Wout van Aert para uma grande vitória nos Campos Elísios, no seu terceiro triunfo neste Tour de France!

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) cortou a meta na 72ª posição, ao lado dos seus colegas de equipa, e é oficialmente agora o vencedor do Tour de France 2021! O esloveno leva também para casa a classificação da juventude e da montanha, num feito histórico, que o torna no primeiro ciclista a conquistar as três classificações em dois anos consecutivos. Mark Cavendish (Deceuninck – Quick Step), vence a classificação por pontos e leva a camisola verde 10 anos depois! Franck Bonnamour (B&B Hotels p/b KTM) é o super combativo deste Tour! A Bahrain Victorious foi a melhor equipa desta edição.

As Fotos do Pódio

O pódio da Geral com Jonas Vingegaard – Tadej Pogacar – Richard Carapaz (da esquerda para a direita).
Mark Cavendish e Tadej Pogacar levaram todas as classificações individuais.
O vencedor da classificação geral: Tadej Pogacar!
O vencedor da classificação por pontos: Mark Cavendish!
O vencedor da classificação da montanha: Tadej Pogacar!
O vencedor da classificação da juventude: Tadej Pogacar!
A Bahrain Victorious conquistou a classificação coletiva.
Franck Bonnamour é o super combativo deste Tour de France!

Classificações Completas

Classificações do Passatempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock