Van Aert triunfa nos Campos Elísios na consagração de Tadej Pogacar!

O Campeão Belga, Wout van Aert (Jumbo – Visma), é o grande vencedor da etapa final do Le Tour de France, ao triunfar após 108.4km entre Chatou e Paris, no mítico final dos Campos Elísios. Van Aert bateu ao sprint o compatriota Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix) e o britânico Mark Cavendish (Deceuninck – Quick Step), que assim não conseguiu ultrapassar as 34 vitórias de etapa que partilha desde o dia 9 de julho com o lendário Eddy Merckx.

Último dia do Le Tour de France 2021, a consagração de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) como o grande vencedor da classificação geral, da montanha e da juventude pelo segundo ano consecutivo, um feito histórico que coloca o jovem esloveno na história do ciclismo Mundial! Por outro lado, a classificação por pontos estava ainda em aberto, com Mark Cavendish e Michael Matthews (Team BikeExchange) separados por 38 pontos, com 70 ainda em disputa.

O dia começou de forma tranquila, com a UAE Emirates em festa, a rodar bastante tempo adiantada em alguns metros ao pelotão, com o público a saudar os vencedores. Os ciclistas seguiram todos juntos em amena cavaqueira até à chegada aos Campos Elísios. Rui Costa (UAE Team Emirates) e Alejandro Valverde (Movistar) eram dois dos que estavam mais em destaque na frente do pelotão, colocando a conversa em dia e talvez relembrando os velhos tempos em que eram colegas de equipa.

A UAE Team Emirates celebrou em grande estilo a vitória de Tadej Pogacar!

A corrida efetivamente começou com a primeira passagem pela linha de meta, e Ruben Guerreiro (EF Education – Nippo) foi o primeiro a atacar, numa primeira volta ao circuito final muito movimentada. A primeira fuga acabou por surgir com Stefan Bissegger (EF Education – Nippo), Harry Sweeny (Lotto Soudal) e Casper Pedersen (Team DSM) a oito voltas do final, com a Quick Step a deixá-los ter cerca de 30s de vantagem, para levarem a maioria dos pontos do sprint intermédio.

A ação do sprint viu Cavendish e Morkov superiorizarem-se a Matthews, com o australiano a perder mais três pontos, e a ficar com 41 de atraso perante 50 em disputa na chegada. O pelotão voltou a rodar compacto a 32km da meta, mas os ataques não pararam. Um novo trio surgiu na frente com 30km para a meta, composto por Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick Step), Ide Schelling (Bora – Hansgrohe) e Philippe Gilbert (Lotto Soudal). Gilbert e Alaphilippe voltaram a ser absorvidos pouco depois, e Schelling continuou na companhia de Brent van Moer (Lotto Soudal) e Michael Valgren (ED Education – Nippo).

O novo trio na dianteira conseguiu conquistar uma vantagem de 20s a 25km a chegada, com o pelotão sempre no controlo. A pouco mais de 10km da chegada, Franck Bonnamour e Cyril Gautier (B&B Hotels p/b KTM) tentaram fazer a ponte para a frente, mas não tiveram sucesso, e o trio que rolava na dianteira foi absorvido a 6km da meta, com os comboios a prepararem-se para o sprint final e para o lançamento dos seus líderes.

A Deceuninck – Quick Step surgiu na frente com 5km para o fim, e tudo parecia encaminhar-se para mais um dia de domínio da equipa belga. Porém, à entrada dos últimos 2km, a BikeExchange surgiu na frente e conseguiu retirar a posição à Quick Step, num movimento taticamente quase perfeito. A Quick Step ainda se conseguiu aproximar de novo na frente, mas já a Jumbo – Visma e a Alpecin – Fenix estavam na frente prontas a morder a vitória de etapa. Mike Teunissen (Jumbo – Visma) assumiu o lançamento do sprint e lançou Wout van Aert para uma grande vitória nos Campos Elísios, no seu terceiro triunfo neste Tour de France!

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) cortou a meta na 72ª posição, ao lado dos seus colegas de equipa, e é oficialmente agora o vencedor do Tour de France 2021! O esloveno leva também para casa a classificação da juventude e da montanha, num feito histórico, que o torna no primeiro ciclista a conquistar as três classificações em dois anos consecutivos. Mark Cavendish (Deceuninck – Quick Step), vence a classificação por pontos e leva a camisola verde 10 anos depois! Franck Bonnamour (B&B Hotels p/b KTM) é o super combativo deste Tour! A Bahrain Victorious foi a melhor equipa desta edição.

As Fotos do Pódio

O pódio da Geral com Jonas Vingegaard – Tadej Pogacar – Richard Carapaz (da esquerda para a direita).
Mark Cavendish e Tadej Pogacar levaram todas as classificações individuais.
O vencedor da classificação geral: Tadej Pogacar!
O vencedor da classificação por pontos: Mark Cavendish!
O vencedor da classificação da montanha: Tadej Pogacar!
O vencedor da classificação da juventude: Tadej Pogacar!
A Bahrain Victorious conquistou a classificação coletiva.
Franck Bonnamour é o super combativo deste Tour de France!

Classificações Completas

Classificações do Passatempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Nem um empurrão de Serrano tirou a primeira vitória profissional de Edward Planckaert!

Edward Planckaert (Alpecin-Fenix) ganhou a primeira etapa da Vuelta a Burgos, batendo Gonzalo Serrano (Movistar) sobre a linha de meta, mesmo depois de ter levado um empurrão do espanhol. Numa chegada coincidente com uma rampa em Burgos, uma aceleração de Romain Bardet (Team DSM) com quatro corredores foi sucificente para abrir uma brecha, e quintento […]

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock