Valverde já vence em 2022! Woods segue na liderança, com portugueses a dar cartas no Gran Camiño!

O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) levou a melhor na chegada a Luintra frente ao líder Michael Woods (Israel – Premier Tech) na terceira etapa do Gran Camiño, após 148.4km com partida em Maceda, tendo aproveitado um excelente trabalho da sua equipa, que colocou todos os adversários em sentido. Ivan Sosa (Movistar) foi o único sobrevivente, finalizando na terceira posição.

O dia ficou marcado por uma escapada de 8 ciclistas com destaque para a presença de Simon Geschke e Jesus Herrada da Cofidis, acompanhados por Jetse Bol (Burgos – BH), Carlos Canal e Angel Fuentes (Euskaltel – Euskadi), Stephen Bassett (Human Powered Health), Diego Camargo (EF Education – EasyPost) e Davide Bais (EOLO – Kometa). O pelotão deu lhes uma margem de 3min, mas manteve sempre tudo sobre controlo antes da chegada às duras subidas no último terço da etapa.

A subida ao Alto de Nogueira fragmentou o pelotão e a fuga, deixando apenas Geschke e Herrada com 20s de avanço à entrada do Alto de Seragude. Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) foi o primeiro a atacar, desfazendo por completo a pelotão, que se fragmentou em pequenos grupos. Uma junção voltaria a acontecer na última descida, com cerca de 25 ciclistas a ficarem na frente, incluindo Nelson Oliveira (Movistar) que voltou a fazer uma grande etapa, deixando Valverde, Sosa e Gorka Izagirre na frente, à entrada para a subida final, ao Alto de Moura.

O pelotão entrou à morte na última subida, com vários ciclistas a não quererem ir ao choque e a subirem a ritmo. Jakob Fuglsang (Israel – Premier Tech) tentou abrir caminho para Woods, mas Valverde e Sosa foram capazes de responder ao ataque do canadiano. O trio permaneceu junto até ao alto, e depois de uma curta descida veio a discussão da etapa ao sprint, com Valverde a levar a melhor sobre Woods e a conquistar o primeiro triunfo da época.

Woods permanece na liderança da geral, agora com 10s sobre Valverde, que lidera a classificação por pontos. Sosa lidera na montanha e o espanhol Igor Arrieta (Equipo Kern Pharma) é o melhor jovem.

José Neves (W52 – FC Porto) voltou a ser o melhor português, chegando na 13ª posição, a 2:30. Tiago Antunes (Efapel Cycling) chegou 7s depois, na companhia de Delio Fernandez (Atum General – Tavira). Os três estão no top16 da geral e na luta por fecharem nos 10 primeiros.

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock