Uneken fez soar os alarmes, mas Ellen van Dijk é a grande vencedora do Healthy Ageing Tour!

A holandesa Lonneke Uneken (Team SD Worx) venceu a terceira e última etapa do Healthy Ageing Tour, ao ser a mais rápida a cumprir os 115.1km percorridos após 18 voltas ao circuito de Wijster, que contemplava como principal atração uma rampa de 400m em pavê com uma pendente máxima de 12%! O segundo lugar foi para a dinamarquesa Emma Cecilie Norsgaard (Movistar) e o terceiro para Lisa Brennauer (Ceratizit – WNT Pro Cycling), ambas a 1:14 da vencedora.

A corrida foi bastante atacada desde cedo e só ao km45 tivemos uma fuga a formar-se, e que fuga! Uneken isolava-se com Norsgaard na companhia da vencedora da primeira etapa, Jolien d’Hoore (Team SD Worx), a 9ª classificada da geral, Anna Henderson (Jumbo – Visma Women Team) e Lauretta Hanson (Trek – Segafredo). O quinteto chegou a obter 1:40 de vantagem, colocando Norsgaard na liderança virtual da prova.

O ritmo da prova era de tal forma elevado que a meio da etapa o pelotão já continha apenas cerca de 45 ciclistas. A diferença da corrida ia baixando, mas a boa coordenação da frente assustava a equipa de Ellen van Dijk, a Trek – Segafredo, que acabou por ordenar a Lauretta Hanson que regressasse ao pelotão a 35km da meta, com a fuga já a apenas 40s.

Com a fuga prestes a ser alcançada, o grupo da frente acabou por se reformular e voltar a abrir vantagem. Uneken, Norsgaard e Henderson conseguiram manter-se escapadas e receberam a companhia de mais uma ciclista da SD Worx, Karol Ann Canuel. Jolien d’Hoore acabou por ficar um pouco mais para trás, mas recebeu rapidamente a companhia da alemã Lisa Klein (Canyon // SRAM Racing) e logo atrás delas vieram Christine Majerus (Team SD Worx) e Lisa Brennauer (Ceratizit – WNT Pro Cycling).

A 18km do final, Uneken fez o ataque decisivo, abrindo uma vantagem que mais ninguém conseguiu fechar, enquanto a líder da geral, Ellen van Dijk (Trek – Segafredo) e Amy Pieters (Team SD Worx) se aproximavam do grupo perseguidor, que já conjugava todas as ciclistas que haviam saído do pelotão na fase final e as escapadas iniciais. A vantagem de Uneken cresceu e cresceu, ao ponto de a holandesa colocar a vantagem de van Dijk em risco, mas a contrarrelogista da Trek conseguiu defender-se, e terminar na quarta posição, a 1:29 da vencedora. Norsgaard e Brennauer acabariam por conseguir ganhar vantagem para fechar no pódio na etapa e na geral já na subida final, enquanto a quarta posição de van Dijk lhe daria a vitória final e a camisola amarela.

Pódio final com Lisa Brennauer, Ellen van Dijk e Emma Nosgaard, da esquerda para a direita na foto.

A etapa foi de tal forma rápida que apenas 34 ciclistas concluíram a corrida. Norsgaard garantiu a vitória na juventude, enquanto a classificação por pontos premiou a regularidade de Amy Pieters. Uneken levou a classificação da montanha e Gudrun Stock (Germany National Team) conquistou a classificação dos sprints intermédios.

Últimos metros da etapa

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

A Volta a Portugal é portuguesa! Tiago Santos é o vencedor da Volta a Portugal de Cadetes!

Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) conquistou a 13.ª edição da Volta a Portugal de Cadetes, impondo-se também na terceira etapa, a mais dura da competição, que ligou Rio Maior a Santarém. A etapa de 85kms,a mais dura da competição, com 4 contagens de montanha, a última coincidente com a meta foi desde cedo movimentada. Ainda […]

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock