Ulissi triunfa na abertura da Settimana Ciclistica Italiana!

O italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) venceu esta tarde a primeira etapa da primeira edição da Settimana Ciclistica Italiana, uma ligação de 157.7km entre Alghero e Sassari, numa jornada com um pódio totalmente italiano. No segundo lugar terminou Alberto Bettiol (Italy National Team) e no terceiro Giovanni Aleotti (Bora – Hansgrohe), recente vencedor do Sibiu Tour, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Na estreia de uma corrida inédita na ilha de Sardenha, várias equipas de grande calibre apresentaram-se à partida, como foi o caso da UAE Team Emirates e da Bora – Hansgrohe, assim como da Israel Start-Up Nation, da Movistar, da BikeExchange e da Bahrain Victorious.

A primeira etapa começou a todo o gás, com os primeiros 50km a serem praticamente sempre planos. Só ao km 24 se conseguiu encontrar a fuga do dia quando Rudy Barbier (Israel Start-Up Nation), Simon Pellaud (Androni Giocattoli – Sidermec), Evaldas Siskevicius (Delko), Ibai Azurmendi (Euskatel – Euskadi), Rune Herregodts (Sport Vlaanderen – Baloise), Jonas Abrahamsen (Uno-X Pro Cycling Team), Luca Wackerman (Eolo – Kometa), Paolo Simion (Giotti Victoria – Savini Due) e Federico Burchio (Work Service Dynatek Vega) ganharam vantagem ao pelotão que lhes permitiu alguns minutos de avanço.

A partir do km 50 o terreno começou a empinar com um sobe e desce constante a aparecer e aos poucos a começar a destruir o pelotão. A fuga foi sendo alcançada progressivamente, até que a 17km do final já nenhum dos nove escapados resistia. Um grupo de 24 ciclistas seguia na frente da corrida, naquilo que restava do pelotão após uma dura jornada.

A 3km da meta, Gianni Moscon (Italy National Team) ainda tentou a sua sorte na tentativa de surpreender os adversários, mas o ciclista da Ineos não teve sucesso, sendo alcançado já próximo do km final. Com a discussão a levar-se para o sprint, foi o experiente Ulissi a triunfar perante Bettiol e Aleotti, para alcançar assim a sua segunda vitória de 2021 e assumir a liderança da classificação geral, após um início de temporada tumultuoso com problemas cardíacos que tiveram de ser corrigidos.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente, e terminou a primeira etapa na 34ª posição, a 1:11 do vencedor e colega de equipa.

Ulissi é o primeiro líder da classificação geral e dos pontos, enquanto Aleotti comanda na juventude. Simon Pellaud é o líder da classificação da montanha.

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock