A primeira é para Itália, Marta Cavalli conquista a Amstel Gold Race!

A italiana Marta Cavalli (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) venceu a Amstel Gold Race, uma clássica de 128.5km entre Maastricht e Berg en Terblijt, após ter protagonizado um fantástico ataque a 1.5km da meta. A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor e foi segunda. A alemã Lianne Lippert (Team DSM) foi terceira.

A Asmtel Gold Race feminina começou com um ritmo baixo. Só a 87km do fim, é que começaram as primeiras movimentações com Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM Racing) e Anna Henderson (Jumbo – Visma) a saíram do pelotão e a formarem a fuga do dia. 14km depois, Amanda Spratt (Team BikeExchange – Jayco) tentou sair do pelotão mas a australiana não teve sucesso.

A 69km do fim, a Team SD Worx acelerou no pelotão e Ashleigh Moolman-Pasio, Niamh Fisher-Black, Marlen Reusser e Vollering (Team SD Worx), Lucinda Brand (Trek – Segafredo), Yara Kastelijn (Plantur – Pura), Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) e Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing) saíram do pelotão e juntaram-se às duas da frente que tinham 20s de vantagem sobre o pelotão.

A 67km do fim, Vleuten acelerou no grupo da frente e Niewiadoma e Vollering foram as únicas que a seguiram. O resto das ciclistas que estavam no grupo da frente foram alcançadas pelo pelotão. 1km depois, Ellen Van Dijk (Trek – Segafredo) saiu do pelotão e a neerlandesa foi seguida por Chantal van den Broek-Blaak (Team SD Worx), Lippert e Henderson. A 62km do fim, as quatro perseguidoras juntaram-se às três da frente que tinham 25s de vantagem sobre o pelotão.

A 58km do fim, a UAE Team ADQ aumentou o ritmo no pelotão. 5km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas Arlenis Sierra e Emma Nosgaard (Movistar Team). A 52km do fim, Anne Santesteban (Team BikeExchange – Jayco) saiu do pelotão e em menos de 2km, a espanhola juntou-se ao grupo da frente que tinha 33s de vantagem sobre o pelotão.

A 41km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, várias ciclistas mexeram no pelotão mas nenhuma delas ganhou um espaço importante. 7km depois, Rooijakkers atacou e conseguiu uma vantagem de 20s sobre o pelotão. A 29km do fim Sierra e Spratt saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente. 2km depois, Floortje Mackaij (Team DSM) e Shirin Van Anrooij (Trek – Segafredo) saíram do pelotão e perseguiam as três da frente. O trio da frente tinha 26s de vantagem sobre as três perseguidoras e 31s sobre o pelotão.

A 24km do fim, as duas perseguidoras foram alcançadas pelo pelotão devido ao forte ritmo da Team SD Worx. 3km depois, Mavi Garcia (UAE Team ADQ) saiu do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente mas a campeã espanhola de estrada não teve sucesso. A Team SD Worx continuou com um forte ritmo mas o trio da frente estava a conseguir resistir.

A 9km da meta, as três da frente foram alcançadas pelo pelotão. 1km depois, cortes aconteceram no pelotão devido às acelerações de Reusser, Pasio e Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing) na penúltima subida do dia. A 2.5km da meta, na última subida do dia, Vleuten acelerou e a neerlandesa foi seguida por Lippert, Vollering, Niewiadoma, Pasio, Garcia e Cavalli.

Na frente da corrida não havia cooperação e a 1.5km da meta, Cavalli aproveitou e atacou. Pasio já não estava em boas condições mas a sul-africana foi obrigada a perseguir porque tinha a sua líder na frente. Cavalli aguentou o forte ritmo das seis perseguidoras para vencer pela primeira vez a Amstel Gold Race. Vollering foi segunda e Lippert terceira após serem as mais fortes ao sprint das seis perseguidoras.

Os metros finais

O Pódio Final

Pódio Final com Lianne Lippert – Marta Cavalli – Demi Vollering (da esquerda para a direita)

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock