Ruben Rodrigues e João Nunes são os novos Campeões Nacionais na formação!

Decorreu no passado domingo o Campeonato Nacional de Fundo para Juniores e Cadetes, com a vitória a voltar a sorrir às formações da Bairrada Cycling Team e da Alenquer – GDM – Escola de Ciclismo Alexandre Ruas, tal como havia sucedido em 2020, apenas mudando os protagonistas que agora envergam as camisolas com as cores de Portugal. Nos Juniores, a Bairrada defendeu o título com sucesso, e depois de o agora Sub-23 João Paulo Silva ter vencido em 2020, foi Ruben Rodrigues o vencedor em 2021. Nos Cadetes, João Nunes sucede a António Morgado como o grande vencedor.

Nos Juniores, a Bairrada coroou um fim de semana de altíssimo nível, e que não poderia ter sido melhor para a equipa de Henrique Luis Queiroz! Depois do 1-2-3 no Contrarrelógio de sábado, a equipa voltou a repetir o pódio completo, desta vez com Ruben Rodrigues, terceiro no contrarrelógio, a conquistar o triunfo, em 3:29:30, após 122.5km de corrida. O segundo lugar foi para António Morgado, vencedor no contrarrelógio, com o mesmo tempo, e o terceiro para Gonçalo Tavares, segundo no contrarrelógio, a 2:30.

A corrida foi muito atacada desde o começo da segunda volta, com cerca de 25km percorridos, e a equipa da Bairrada aproveitou para colocar desde logo os seus melhores homens nas diversas movimentações do dia. O ataque decisivo acabou por juntar na frente Ruben Rodrigues, António Morgado e Gonçalo Tavares (Bairrada Cycling Team), Tiago Nunes (Silva&Vinha / ADRAP / Sentir Penfiel), Tiago Clemente (Grupo Desportivo da Lousã), José Bicho (L.A. Alumínios / SGR Ambiente / CC A. Paio Pires), com o pelotão a não mais ser capaz de os alcançar.

A 50km do final, Ruben Rodrigues atacou sem resposta e ganhou cerca de minuto e meio para o grupo que o perseguia. Foi já na última volta da corrida, com cerca de 25km para o fim, que António Morgado atacou e conseguiu fazer a ponte para o colega de equipa. Juntos, Morgado e Rodrigues embalaram até à meta, com Morgado a calmamente se deixar ficar na segunda posição para ver o colega de equipa conquistar o mais importante triunfo da sua curta carreira!

O pódio dos Cadetes com João Martins – João Nunes – Tiago Santos (da esquerda para a direita)

Nos cadetes, João Nunes (Alenquer – GDM – Escola de Ciclismo Alexandre Ruas) é o novo Campeão Nacional, após completar os 73.5km de prova em 2:04:03, batendo ao sprint João Martins (C.C.Barcelos / AFF/ Flynx / HM Motor) e Tiago Nunes (Alcobaça CC / Crédito Agrícola).

A prova dos Cadetes começou desde cedo com vários ataques, com a formação da Academia de Ciclismo de Paredes bastante ativa. Francisco Alves foi o que maior vantagem conseguiu, chegando a ter uma vantagem de cerca de 30s para o pelotão. No seu encalço acabaria por sair Daniel Moreira (Tensai / Sambiental / Santa Marta), que rapidamente alcançou o corredor da equipa Paredense e o despachou. Alves foi absorvido pouco depois pelo pelotão e Moreira seguiu isolado em fuga, isto ainda na primeira de 3 voltas ao circuito local de 24.5km.

Daniel Moreira construiu uma vantagem que chegou a ser superior a 2:00, mas o ciclista da Tensai acabou por pagar o esforço na fase final da corrida e, com o pelotão num ritmo alto, foi alcançado já a menos de 5km do fim. A discussão da vitória caiu para o sprint, com a Alenquer a voltar a não dar hipótese, tal como há um ano atrás, e a conquistar o triunfo, desta vez com João Nunes a ser o mais forte sobre a meta.

Classificações dos Cadetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock