Richie Porte vence Tour Down Under!

O britânico Matthew Holmes (Lotto-Soudal) venceu a sexta e última etapa do Tour Down Under, uma ligação de 151.5km com partida no Vale de McLaren e chegada na mítica Willunga Hill. No segundo lugar terminou o grande vencedor da geral, Richie Porte (Trek-Segafredo), a 3 segundos, e em terceiro o italiano Manuele Boaro (Astana) a 4 segundos.

A etapa marcava o final do Tour Down Under, na já tradicional chegada à colina de Willunga e prometia espetáculo. Uma fuga de 26 elementos marcou a etapa, entre os quais contávamos André Greipel e o líder da montanha Joey Rosskopf da CCC Team, e que alcançou uma vantagem máxima de quatro minutos e meio.

André Greipel e Sam Welsford venceram os sprints intermédios, enquanto Rosskopf tratou de garantir a vitória na classificação da montanha. Com 22km para o final, Rosskopf atacou e partiu o grupo em 2, e com esta movimentação a corrida se iria decidir.

O grupo que resistia da fuga entrou na subida final com 2 minutos de avanço e o pelotão seguia a um ritmo frenético. Luke Rowe foi o primeiro a atacar na frente, mas rapidamente quebrou, e no pelotão, Porte via Impey a começar a ceder, aproveitando para se lançar ao ataque. Yates era quem melhor conseguia responder, mas não tinha forças suficientes para o australiano. Porte alcançava sozinho o trio que na frente seguia e quase que passva direto, não fosse o britânico Matthew Holmes ainda ter força para o seguir. Holmes lançava-se ao sprint para bater um Porte que tudo tinha feito para criar a maior vantagem possível e garantir a vitória. Impey terminaria em 20º, a 29 segundos, o que não lhe chegaria para garantir o pódio final. Diego Ulissi, que na etapa terminou em 6º, subiria a 2º e Simon Geschke, 7º na etapa, subiria a terceiro, ambos a 25 segundos de Porte.

Matthew Holmes, o mais forte na chegada a Willunga (Foto: Bettini)

O português João Almeida foi 40º na etapa, a 1’04” de Holmes, subindo assim a 62º na geral, terminando a 10’46” de Porte, na sua estreia pela Deceuninck-QuickStep.

Richie Porte é então o grande vencedor deste Tour Down Under, enquanto Jasper Philipsen vence a classificação por pontos, Joey Rosskopf a classificação da montanha, e Pavel Sivakov é o melhor jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock