Raquel Queirós vence contrarrelógio e é a nova líder da Volta a Portugal Feminina!

A Olímpica Portuguesa no BTT, Raquel Queirós (BTT Matosinhos – Velo Performance), venceu o contrarrelógio individual da Volta a Portugal Feminina, um esforço individual de 11.1km em Vila Franca de Xira, com um tempo de 19:55, e é a nova líder da classificação geral! No segundo lugar terminou a júnior portuguesa Sofia Gomes (VESAM / BLOK – Vilanovense – Bairrada), a 35s, e em terceiro a espanhola Iris Gomez (Seleccio Catalana), a 44s.

Perante um exigente esforço individual, era esperado que as principais candidatas à geral sobressaíssem, mas também havia curiosidade para ver o que algumas das especialistas portuguesas poderiam fazer. O primeiro tempo de referência foi marcado pela britânica Lucy Lee (Team LDN – Brother UK), em 20:59. Pouco depois chegaria a Campeã Nacional Júnior da Especialidade, Marisa Ferreira (Efapel – Escola de Ciclismo de Águeda), em 21:34, e de seguida Inês Trancoso (Maiatos), que terminou em 21:23.

Com as principais candidatas à geral ainda por chegar, o público esperava que o melhor tempo pudesse ainda bater a marca dos 20:00, mas veio a suceder bem melhor que isso. Pouco depois terminava Raquel Rocha (Korpo Activo – ExtremoSul) em 20:45, colocando-se assim na cadeira quente por alguns minutos. Ana Caramelo (ATPLINE – União Ciclista de Ponte da Barca) concluiu logo de seguida num bom registo de 21:02, que a colocou na terceira posição momentânea.

As decisões estariam mesmo reservadas para as primeiras da classificação geral, e Beatriz Pereira (VESAM / BLOK – Vilanovense – Bairrada) concluía a poucos segundos da liderança, em 21:06. Atrás de si, chegava a espanhola Iris Gomez a voar, para se colocar na liderança com um tempo de 20:39. Vera Vilaça (Korpo Activo – ExtremoSul), quinta à geral, colocava-se virtualmente em terceira, com um tempo de 20:53, com a espanhola Laura Ruiz (Rio Miera Meruelo) a ser a que mais perdia, com o tempo de 21:44.

Sofia Gomes surpreendia e chegava também que nem um foguete, e colocava-se na liderança provisória com o tempo de 20:30, mas o canhão Raquel Queirós destruía toda a concorrência e fechava em 19:55, um tempo que lhe daria a vitória. A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN – Brother UK), lider da geral à partida da etapa tinha um contrarrelógio bastante azarado, com uma avaria e uma queda, e fechava em 21:27, na 13ª posição, a 1:32 da vencedora. Foi uma forma ingrata da britânica perder a camisola, e percebia-se que, não fosse a queda e a avaria, poderia lutar pela vitória.

Com o triunfo, Raquel Queirós é a nova líder da classificação geral, com Shrosbree a manter a liderança da classificação por pontos e da montanha. Sofia Gomes segue na liderança da juventude.

Raquel Queirós é a nova líder da classificação geral.Peran

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock