Portugueses procuram fechar Volta a Itália com chave de ouro!

Chega hoje ao fim a 104ª edição do Giro d’Italia, com a realização da 21ª etapa, um contrarrelógio individual de 30.3 km, que irá partir de Senago para terminar em Milão. Apesar do percurso ser algo técnico na primeira metade, o perfil da tirada será completamente plano, o que favorece os grandes especialistas da disciplina.

Perfil do contrarrelógio da 21ª etapa do Giro d’Italia

Os favoritos

Apesar das incertezas em torno do nível de forma dos ciclistas depois de três semanas de competição, um lote alargado de excelentes contrarrelogistas parece estar ainda com boas pernas para realizar uma performance de grande nível neste último dia.

Assim, pese o esforço realizado em prol de Egan Bernal neste últimos dias, o grande favorito para vencer este contrarrelógio será o campeão mundial da especialidade, Filippo Ganna. Apesar das dúvidas que rondavam o estatuto do italiano como nº 1 do contrarrelógio, nos dias que precederam este Giro, Ganna rapidamente as dissipou, vencendo o contrarrelógio de Turim e vestindo a primeira camisola rosa da prova. Depois de três semanas em bom plano, onde quase todos os dias comandou as operações na frente do pelotão por largos km, Ganna tem de ser apontado como grande favorito para hoje. Claro que não é garantido que o desgaste acumulado não seja notório na performance do campeão do mundo, mas o mesmo pode ser dito para os seus rivais.

Entre os grandes candidatos a bater Ganna, refira-se o campeão francês, Remi Cavagna, da Deceuninck Quick-Step, que tem mostrado excelente condição física na última semana do Giro, em particular na etapa de 5ª feira, onde esteve perto de ser o mais forte da fuga do dia.

O terceiro mosqueteiro para esta jornada será o italiano Edoardo Affini, da Jumbo-Visma, ele que foi 2º no contrarrelógio de Turim e que esteve em destaque noutras etapas da prova, restando saber onde está ao certo a sua forma neste momento.

Depois destas três locomotivas, refiram-se agora três homens da geral, que podem tirar partido de alguma fadiga acumulada dos grandes especialistas para surpreenderem neste dia final. Apontamos em primeiro lugar, como não podia deixar de ser, para o Canibal das Caldas, João Almeida. O português termina o Giro num nível de forma brutal, brilhando nas últimas etapas de montanha, e ficando muito perto da elusiva vitória em etapa. Hoje, em Milão, o ciclista da Deceuninck Quick-Step quererá certamente quebrar o enguiço nesta competição, seu e e da equipa, sendo bem possível que seja mesmo o melhor homem da geral neste contrarrelógio. Recorde-se que Almeida foi 4º no contrarrelógio de abertura do Giro e nada menos se espera que nova performance de nível mundial por parte do orgulho d’A dos Francos.

João Almeida ocupa nesta altura o 8º lugar da geral, a 8:50 de Bernal, e irá certamente dar tudo para tentar subir pelo menos um lugar na tabela. No 7º lugar encontra-se Hugh Carthy, com 28 segundos de vantagem sobre o português, enquanto no 6º posto está Daniel Martinez, a 54 segundos de distância. Se a posição do colombiano será difícil de ameaçar, a do britânico está perfeitamente ao alcance do “bota lume”!

No contrarrelógio de Turim, João Almeida foi batido por Ganna, Affini, mas ainda por um terceiro ciclista, este também um homem da geral, Tobias Foss, da Jumbo-Visma. O jovem norueguês realizou um Giro de grande nível, ocupando um excelente 9º posto da CG, e deverá realizar também ele um grande contrarrelógio, embora seja difícil de poder sonhar com uma melhoria do seu lugar na geral, uma vez que se encontra a quase quatro minutos de João Almeida.

Refira-se depois um dos homens-chave desta Volta a Itália e o grande escudeiro de Bernal, em particular na última semana e na etapa de ontem, Daniel Martinez, ele que se encontra a apenas 8 segundos do 5º posto de Romain Bardet e que estará certamente confiante em mostrar novamente o seu grande nível de forma, fechando com chave de ouro a sua participação.

Entre os melhores deverá estar também outro português, um habitué dos lugares de topo nos grandes contrarrelógios do ciclismo mundial, o trator da Anadia, Nelson Oliveira! O ciclista da Movistar fez um Giro de grande nível, integrando fugas, atacando, puxando, ajudando a equipa, e conseguindo ocupar nesta altura o 28º lugar da geral. Oliveira quererá com toda a certeza fechar em grande a sua participação na prova.

Quem irá certamente fazer o contrarrelógio da sua vida será Damiano Caruso, da Bahrain-Victorious, ele que ocupa o 2º lugar da geral, a 1:59 de Bernal, e que tem um perfil que o favorece neste último dia. O italiano sabe que, em condições normais, dificilmente irá recuperar 2 minutos para o colombiano, mas tal não o irá impedir de dar tudo, tentando explorar algum contratempo que possa apoquentar o camisola rosa.

Refira-se que também Egan Bernal e Simon Yates tentarão o máximo para fazer tempos perto dos melhores, mas não serão ameaças para a etapa. O colombiano parece ter praticamente as duas mãos no Troféu Sem Fim e apenas uma hecatombe lhe roubaria a sua segunda grande volta. Mesmo que haja alguma quebra física ou até mesmo alguma recaída do seu problema nas costas, não é expectável que perca 2 minutos neste percurso. No caso do britânico, haverá certamente a consciência que será praticamente impossível de recuperar 1:24 para Caruso, mas pelo menos sabe que o pódio não está em risco, uma vez que o 4º, Aleksandr Vlasov, está já a quase 4 minutos.

Na luta por um lugar de destaque nesta etapa deverão estar também Alberto Bettiol, Jonathan Castroviejo, Gianni Moscon, Patrick Bevin, Jan Tratnik, Max Walscheid, Tanel Kangert, Aleksandr Vlasov, Nikias Arndt, Matthias Brändle, Michael Hepburn, e Maciej Bodnar.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Filippo Ganna
⭐⭐⭐⭐ Remi Cavagna e Edoardo Affini
⭐⭐⭐ João Almeida, Tobias Foss, e Daniel Martinez
⭐⭐ Nelson Oliveira, Damiano Caruso, Alberto Bettiol, e Jonathan Castroviejo
⭐ Gianni Moscon, Patrick Bevin, Jan Tratnik, Max Walscheid, Tanel Kangert, Aleksandr Vlasov, Nikias Arndt, Matthias Brändle, Michael Hepburn, Maciej Bodnar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock