O jackpot da campeã!

A campeã do mundo Anna van der Breggen, da SD Worx, triunfou na 4ª e última etapa da Vuelta a Burgos Feminas, e conquistou assim a classificação geral da prova espanhola! Na 2ª posição da tirada e da CG ficou a compatriota e campeã da Europa, Annemiek van Vleuten, da Movistar.

No último dia de prova, a Volta a Burgos Feminina apresentava uma ligação de 121.6 km, entre Quintanar de la Sierra e Lagunas de Neila, naquela que seria a etapa rainha da competição. A primeira metade da etapa seria relativamente plana, mas na fase complementar o pelotão enfrentava uma contagem de 3ª categoria e a subida final a Lagunas de Neila, uma ascensão de categoria especial, com 11.9 km a 6.3%.

A etapa foi bastante atacada desde início, mas nenhuma movimentação conseguiu estabelecer-se na primeira metade do percurso. A 50 km do final, um grupo de 30 corredoras acabou por isolar-se do restante pelotão, conseguindo uma vantagem que chegou a 1:40. Na subida de 3ª categoria, essa diferença baixou, no entanto, um grupo de 14 ciclistas conseguiu iniciar a subida final ainda com 45 segundos de avanço sobre o pelotão.

A meio da ascensão final, apenas Amanda Spratt (Team BikeExchange), Katrine Aalerud (Movistar), Anna Shackley (Team SD Worx), e Clara Koppenburg (Rally Cycling Team) seguiam na frente, e a 5 km da meta, possuíam 1:30 sobre o pelotão, e o cenário parecia risonho para as fugitivas. No entanto, no grupo principal entrava ao serviço Demi Vollering (SD Worx) e a margem para a frente começou a reduzir abruptamente!

A 2 km da meta, apenas 27 segundos separavam a frente da corrida do grupo de favoritas, onde seguiam Demi Vollering, Anna van der Breggen, Niamh Fisher-Black, e Ashleigh Moolman-Pasio, da Team SD Worx, e ainda Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope), Annemiek van Vleuten (Movistar), e Pauliena Rooijakkers (Liv Racing).

À entrada do km final, seguiam na frente Koppenburg e Aalerud, com 15 segundos de avanço sobre a dupla que sobrevivia ao ritmo de Vollering: Van der Breggen e Van Vleuten. Nesse ponto, Vollering abriu para o lado, com a campeã do mundo a levar a campeã da Europa na sua roda em busca das duas últimas fugitivas. Mostrando a sua grande fibra, Vollering ainda voltou, dando um último boost ao grupo perseguidor, que se revelou fatal para a dupla da frente, que acabou por ser alcançada a 700 m do final.

À entrada dos 500 m finais, Vollering abriu definitivamente, com Van der Breggen a assumir a dianteira e a pedalar convictamente para a vitória! A campeã da Europa, Van Vleuten, ainda tentou atacar Van der Breggen, mas a campeã do mundo defendeu-se bem, cruzando a meta com alguns metros de vantagem sobre a compatriota. Na 3ª posição fechou Vollering, a 20 segundos da frente da corrida.

Com esta vitória, Anna van der Breggen garante a vitória na classificação geral, com 3 segundos de avanço sobre Van Vleuten e 23 sobre Vollering. A holandesa consegue ainda a vitória na classificação por pontos e na montanha, num domínio absoluto da prova por etapas espanhola. Note-se que a SD Worx levou ainda a classificação da juventude, através de Fisher-Black!

O pódio final da Vuelta a Burgos Feminas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock