Nairo Quintana conquista Tour de Provence após triunfo categórico na etapa rainha!

O colombiano Nairo Quintana (Team Arkéa Samsic) venceu a última etapa do Tour de Provence, uma ligação de 166.1km entre Manosque e o alto da Montagne de Lure, após um fantástico ataque a 4km da meta! Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) foi segundo, a 37s, após ter sido mais forte que Matteo Jorgenson (Movistar Team) e Ivan Sosa (Movistar Team) nos metros finais.

A etapa rainha do Tour de Provence começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Foi com quase 10km percorridos que Luke Rowe (Ineos Grenadiers) e Alexis Gougeard (B&B Hotels – KTM) saíram do pelotão e formaram a primeira fuga do dia. 12km depois, Gougeard foi mais forte que Rowe no primeiro sprint intermédio do dia. Romain Combaud (Team DSM), Nicolas Debeaumarché (St Michel – Auber93) e Jonathan Couanon (Nice Métrople Cote d’Azur) atacaram também no pelotão e acabaram por se juntar pouco depois ao duo, formando o quinteto que compôs assim a fuga do dia.

A 122km do fim, a fuga tinha uma boa vantagem sobre o pelotão, que era comandado pela Groupama – FDJ. A 117km do fim, na primeira contagem do dia, Gougeard foi o primeiro a passar no alto. A 90km do fim, a Groupama – FDJ aumentou o ritmo no pelotão, procurando levar Michael Storer à vitória de etapa, e a vantagem da fuga começou a diminuir.

A 60km do fim, na segunda contagem do dia, Gougeard voltou a liderar as hostes. A 50km do fim, a Quick – Step Alpha Vinyl Team aumentou o ritmo do pelotão, recebendo, pouco depois, a companhia da Arkéa – Samsic, fazendo a vantagem da fuga cair com o aproximar à subida final. A 26km do fim, no último sprint intermédio do dia, Debeaumarché foi o mais forte.

Nairo Quintana conquistou a sua primeira vitória da temporada

A 25km da meta, Gougeard perdeu o contacto com o grupo da frente. 4km depois, Julian Alaphilippe (Quick – Step Alpha Vinyl Team) sofreu uma queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. A 15km da meta, com a entrada na subida final, a TotalEnergies acelerou e fez com que o pelotão alongasse. 1km depois, Combaud atacou na dianteira, e isolou-se dos seus colegas de escapada.

A 8km da meta, a Groupama – FDJ e a Quick-Step comandavam o pelotão, com Combaud à vista a ser alcançado tranquilamente, sem grandes forcings de ritmo. Foi já dentro dos últimos 5km que Quintana atacou e Alaphilippe foi o único que o conseguiu seguir. Ivan Sosa e Amanuel Gebreigzabhier (Trek – Segafredo) colocaram-se em posição intermédia, mas estava visto que alcançar o ritmo do colombiano seria muito complicado. Foi com 3.3km para o fim que Quintana voltou a acelerar e Alaphilippe cedeu definitivamente. O francês foi alcançado por Sosa e também não durou muito tempo na roda do colombiano da Movistar, entrando num grupo intermédio de perseguição. Quintana continuou a aumentar a sua vantagem e venceu assim a última etapa do Tour de Provence. Skjelmose Jensen e Jorgenson alcançaram Sosa já nos metros finais e foram segundo e terceiro a 37s, respetivamente.

Nairo Quintana é o grande vencedor do Tour de Provence, batendo Alaphilippe por 27s e Skjelmose Jensen por 34s. O colombiano também foi o grande vencedor da classificação da montanha. Alaphilippe foi o grande vencedor da classificação por pontos e Skjelmose Jensen foi o grande vencedor da classificação da juventude.

Nota pela negativa para a desclassificação de Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), ele que efetuou uma troca irregular de bicicleta durante a jornada, mas que havia terminado a etapa em 12º, o que lhe valia uma posição nos 10 primeiros da classificação geral.

Resultados Completos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock