Mollema conquista Col de Gourdon e é o 1º líder no Tour du Var!

O holandês Bauke Mollema, da Trek -Segafredo, venceu a 1ª etapa da 53ª edição do Tour des Alpes Maritimes et du Var, e é o primeiro líder da prova francesa de 3 dias. Na segunda posição da jornada, terminou o campeão olímpico, Greg Van Avermaet (AG2R Citröen), enquanto o 3º posto ficou para o jovem francês Valentin Madouas (Groupama-FDJ).

A 1ª etapa do Tour du Var apresentava uma ligação de 187 km, entre Biot e Gourdon, e um perfil que desde logo ameaçava causar diferenças entre os ciclistas. Enquanto a parte inicial da etapa seria relativamente suave, na segunda metade surgia um circuito com três subidas ao Col de Gourdon (14 km a 3,9%, com um km final a 6%), a última das quais coincidente com a meta.

Perfil da 1ª etapa do Tour du Var

A fuga do dia foi composta por 5 corredores: Otto Vergaerde (Alpecin-Fenix), Tom Wirtgen (Bingoal-Wallonie Bruxelles), Flavien Maurelet (St Michel-Auber 93), Óscar Cabedo (Burgos-BH), e Jérémy Leveau (Xelliss-Roubaix Lille Métropole). A vantagem do grupo foi crescendo até aos 6 minutos, começando depois o pelotão a recuperar o tempo perdido, com equipas como a Ineos Grenadiers, a Trek-Segafredo, e a Total Direct Energie no comando do grupo principal.

Na segunda e penúltima subida do dia, a fuga foi anulada, ainda com 27 km de etapa por percorrer. Na descida, atacou Oliver Naesen (AG2R), com o pelotão a esticar e a quebrar na perseguição ao belga. Contudo, no início da subida final, a situação estava controlada, com a Trek a comandar as operações.

As primeiras movimentações no assomo final a Gourdon surgiram por Valentin Madouas (Groupama-FDJ), com Ben O’Connor (AG2R Citroën) e Quentin Pacher (B&B Hotels p/b KTM) a seguirem o francês. A 5 km do final, apenas Pacher se mantinha isolado na frente, com a Groupama a encabeçar a perseguição.

A 3 km do final, com o grupo compacto novamente, e com a Groupama e a Trek na frente, percebia-se que a decisão da tirada ficaria para o km final, onde a inclinação seria mais acentuada. E aí, o mais forte foi o holandês Bauke Mollema, arrancando para a vitória nos 200 metros finais, não dando qualquer hipótese à concorrência! Na segunda posição, a 1 segundo de Mollema, chegou o belga Greg Van Avermaet logo seguido de Valentin Madouas. Atrás do trio da frente, vinha um grupo de 26 ciclistas, liderado por Michael Woods (Israel Start Up-Nation) e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo).

O único português em prova, Rui Costa (UAE-Team Emirates), terminou a etapa na 74ª posição, a 5:20 do vencedor.

Na classificação geral, Mollema lidera com o tal segundo de vantagem sobre Avermaet. Amanhã disputa-se a 2ª etapa do Tour du Var, com uma tirada de 169 km, com partida e chegada em Fayence. O perfil da jornada é relativamente suave durante a maior parte do percurso, no entanto, o final trará certamente emoção, graças a um muro de 1.2 km a 9,8% que brindará os ciclistas na chegada a Fayence!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock