Marlen Reusser não deu hipótese e venceu a etapa 1 do Ceratizit Challenge!

A suíça Marlen Reusser (Alé BTC Ljubljana) venceu a primeira etapa do Ceratizit Challenge, uma ligação de 118.7km entre a Estación Invernal Cabeza de Manzaneda e A Rua, batendo a americana Coryn Rivera (Team DSM), a suíça Elise Chabbey (Canyon // Sram Racing) e a neerlandesa Pauliena Rooijakkers (Liv Racing) por 22s, após um monstruoso ataque nos últimos 2.3km, onde nenhuma das suas companheiras de fuga conseguiu responder.

A primeira eapa do Ceratizit Challenge começou com um ritmo alto. Logo no início da etapa, Nancy Van der Berg (Jumbo – Visma) sofreu uma grave queda e teve de ser transportada direta para o hospital. 58km percorridos e a fuga ainda não existia, com algumas ciclistas a terem dificuldades em seguir o ritmo do pelotão. 1km depois, Marlen Reusser, Erica Magnaldi (Ceratizit – WNT Pro Cycling Team), Elise Chabbey, Pauliena Rooijakkers e Lucy Kennedy (Team BikeExchange) atacaram e formaram a fuga do dia. As cinco da frente rapidamente ganharam uma vantagem de 20s sobre o pelotão.

A 58km do fim, Coryn Rivera atacou numa tentativa de alcançar as cinco da frente. A norte-americana conseguiu efetivamente fazê-lo pouco depois e a fuga passou a ser composta por seis ciclistas. A 50km do fim, a diferença entre a fuga e o pelotão era de 1:15. 8km depois, a vantagem da fuga aumentou para 1:55 sobre o pelotão, onde a Movistar Team aumentava o ritmo.

A 37km do fim, Magnaldi e Kennedy cederam e a fuga ficou reduzida a quatro ciclistas. 7km depois, a diferença entre a fuga e o pelotão aumentou para 2:00, com a Movistar e a Team SD Worx a comandarem em busca de fechar o espaço. A 20km do fim, a vantagem das quatro da frente continuava nos 2:05, com a Movistar e a Team SD Worx a puxarem no pelotão, mas sem conseguirem recuperar tempo.

A 10km da meta, a vantagem das quatro da frente era de 1:53 sobre o pelotão. A vitória da etapa iria ser discutida entre as quatro da frente com Rivera a ser a maior favorita, tanto por ser a melhor sprinter, como por ter sido a que trabalhou menos. A 4.3km da meta Chabbey tentou sair, mas Reusser não a deixou ganhar um espaço importante. 2km depois, Chabbey atacou uma vez mais, mas Reusser fechou o espaço e contra atacou, sem qualquer resposta das adversárias. Rivera, Chabbey e Rooijakkers não estavam a ajudar-se umas às outras e Reusser cavalgou para vencer a primeira etapa do Ceratizit Challenge. Rivera bateu Chabbey e Rooijakkers ao sprint pelo segundo lugar. Marlen Reusser é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos.

Na representação portuguesa, Melissa Maia (Team Farto-BTC) foi 80º a 13:21 e e Liliana Jesus (Team Farto-BTC) foi 128ª a 36:57.

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock