Mais um dia de domínio neerlandês no Tour de l’Avenir!

A 5ª etapa do Tour de l’Avenir terminou em mais um sprint, com a vitória a sorrir ao camisola verde, o neerlandês Marijn Van Den Berg, ele que tinha já vencido a 3ª tirada da prova. A seleção dos Países Baixos conseguiu mesmo fazer a dobradinha, graças ao 2º lugar obtido pelo líder da prova, Mick Van Dijke, que assim mantém a amarela! No 3º posto fechou o italiano Luca Colnaghi.

O 5º dia de Volta a França do Futuro trazia uma jornada de 150.7 km, entre Tomblaine e Bar-sur-Aube, e um perfil de média montanha, com cinco subidas categorizadas, duas de 4ª categoria e três de 3ª.

A etapa começou com diversos ataques mas sem que nenhuma fuga se estabelecesse de imediato. Apenas ao fim de mais de 20 km de corrida, um grupo conseguiu isolar-se, sendo composto por cinco corredores: Maximilian Schmidbauer (Áustria), Thomas Schellenberg (Canadá), Sebastian Kolze Changizi (Dinamarca), Aljaž Jarc (Eslovénia), e ainda o líder da montanha Louis Coqueret (Mixte Hauts-de-France).

A fuga do dia na etapa 5 do Tour de l’Avenir

O pelotão deu alguma folga ao grupo de escapados, que assim conseguiu alcançar uma margem de cerca de 5 minutos, já com menos de 100 km para a meta, antes do pelotão começar a recuperar o tempo perdido.

Coqueret ia passando sucessivamente na frente nas contagens de montanha, aumentando a sua vantagem na classificativa dos melhores trepadores. Na última subida categorizada, porém, a fuga quebrou, ficando na frente apenas Changizi e Jarc. A 10 km do final, esta dupla rodava com cerca de 50 segundos sobre o grupo principal, acabando por ser alcançada já dentro dos 5 km finais.

No sprint final, a seleção dos Países Baixos voltou a mostrar a sua força, não dando qualquer hipótese e conseguindo fechar com camisola verde em 1º e camisola amarela em 2º, num verdadeiro amasso à concorrência! Marijn Van Den Berg vence então a etapa, a sua segunda da prova, cimentando a sua liderança na classificação por pontos. Note-se que a seleção neerlandesa também venceu o contrarrelógio coletivo da etapa 2!

Já Mick Van Dijke mantém a liderança da geral, com 7 segundos de avanço sobre Van Den Berg e 10 sobre outro ciclista neerlandês, Casper Van Uden.

Amanhã corre-se a etapa 6, com 137.5 km, entre Champagnole e Septmoncel, num dia com cinco contagens de montanha, uma delas de 1ª categoria, que promete agitar a tabela classificativa do Tour de l’Avenir!

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock