Santos Festival: Luke Durbridge torna Etapa 1 num contrarrelógio e vence-a categoricamente!
Luke Durbridge (Team Bike Exchange) afastou-se do pelotão ainda nem 30km tinham sido percorridos, e usou as suas capacidades de contrarrelogista para cavalgar etapa fora sem parar, até cruzar a meta isolado com mais de 2 minutos de vantagem para um pelotão incapaz de perseguir. O “solo” foi de mais de 80km!
Ao longo da corrida, a falta de união para levar a cabo uma boa perseguição, aliada ao pouco ritmo competitivo, tornou impossível a disputa por mais do que dois lugares no pódio pelo pelotão. À falta de poucos km, um trio composto por Raphael Freiensten (InForm TM Insight Make), Chris Harper (Cervelo Tonsley Village) e Damien Howson (Team BikeExchange) distanciaram-se do pelotão, e foram os protagonistas na disputa pela 2ª e 3ª posição da etapa. Freiensten acabou por terminar na segunda posição da etapa, enquanto que Howson fechou o pódio e colocou a BikeExchange em mais uma posição de pódio, com o 1º e 3 º para a equipa WorldTour australiana.
A corrida deu nas vistas logo desde o início, com os corredores a tentarem fazer diferença nos primeiros 1.2km, numa pequena rampa de 5%, em que se instalou a confusão e um pelotão se partiu.
O ritmo acabou por ser tão ligeiro no pelotão, que muitos corredores acabaram a etapa quase 17 minutos depois de Durbridge cruzar a meta.