Luis Mendonça primeiro líder do Trofeu Joaquim Agostinho!

O português Luís Mendonça da EFAPEL venceu a primeira etapa do Trofeu Joaquim Agostinho, uma ligação de 145.6km com partida e chegada em Torres Vedras, batendo ao sprint os compatriotas Daniel Mestre da W52 – FC Porto, e Daniel Freitas da Miranda – Mortágua.

Finalmente uma etapa em linha em Portugal, e logo com o Troféu Joaquim Agostinho a disputar-se este fim de semana. O dia começou de forma animada, com muita gente a sair para a fuga da jornada, incluindo o vencedor da última Volta a Portugal, João Rodrigues, que tratou de passar na frente nos dois pontos quentes da etapa, e bonificar 6 segundos.

Na luta pela montanha, a discussão foi entre Pablo Guerrero da Burgos – BH e a dupla Gaspar Gonçalves e Angel Sanchez da Miranda Mortágua, com o corredor da equipa espanhola a levar a melhor sobre os ciclistas da equipa portuguesa, e a garantir que subia ao pódio no final do dia. Na luta pelos sprints intermédios, o jovem Miguel Salgueiro da LA Alumínios venceu duas das quatro metas volantes do dia para assegura a liderança na respetiva classifiação.

Ao km 96.5 ficaram na frente apenas 3 ciclistas do grupo inicial de fugitivos, com Pablo Guerrero (Burgos – BH), Hugo Nunes (Rádio Popular – Boavista) e Garikoitz Bravo (Euskaltel – Euskadi) a rolarem com 50s de vantagem sobre o pelotão.

A fuga foi anulada a 30km do final, e o já curto pelotão seguiu a grande ritmo com Kyle Murphy (Rally Cycling) a atacar a 13km do final, mas sem sucesso, já que acabou por ser alcançado 7km depois. A Efapel liderou o pequeno pelotão até à discussão da etapa, com Luís Mendonça a surpreender toda a gente, e a saltar do grupo a 500m do final, para não mais ser alcançado, com Daniel Mestre e Daniel Freitas a chegarem logo atrás do vencedor da etapa e líder da classificação geral.

Luís Mendonça é o primeiro líder da classificação geral e dos pontos, enquanto Pablo Guerrero está na frente da classificação dos trepadores, Miguel Salgueiro dos sprints intermédios, e Gonçalo Carvalho da Boavista é o melhor jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock