Leknessund é o novo Campeão da Europa de CR em sub-23!

O norueguês Andreas Leknessund é o novo campeão da Europa de contrarrelógio na categoria de sub-23. O ciclista de 21 anos, corredor da Uno-X Pro Cycling e que em breve irá representar as cores da Team Sunweb, foi o mais rápido a cumprir o percurso de 25.6 km, deixando na segunda posição o suíço Stefan Bissegger, ciclista da EF Pro Cycling, e em terceiro o belga Ilan Van Wilder, também ele da Team Sunweb.

Originalmente marcados para Trento, em Itália, no mês de setembro, os campeonatos da Europa estiveram em risco de não se realizar. Acabaria por ser encontrado um novo local, Plouay, em França, e uma nova data para o evento, 24 de agosto, encaixada entre o fim-de-semana de campeonatos nacionais de fundo e o início da Volta a França.

Em termos de perfil de etapa, os ciclistas enfrentavam uma tirada maioritariamente plana, embora pontuada com algumas curtas elevações que podiam ser importantes para o desfecho da corrida.

À partida para o evento estavam 35 ciclistas, notando-se a falta de alguns países na lista de participantes, em particular a Dinamarca, que no ano passado fez nada mais nada menos que 1º e 2º nesta corrida, com Johan Price-Pejtersen e Mikkel Bjerg, respetivamente. O dorsal nº1 era, assim, trazido pelo 3º classificado de 2019, Stefan Bissegger.

Um dos primeiros tempos de referência do dia foi obtido pelo britânico Thomas Pidcock, que completou a prova em 31 minutos e 37 segundos. Contudo, Pidcock haveria de ser apenas o quarto classificado no final do dia, ficando assim fora das medalhas.

A medalha de bronze ficou para o belga Ilan Van Wilder, com um tempo de 31:26. A prata ficou para o 3º classificado de 2019, Bissegger, com um tempo de 31:21. Esta marca seria, contudo, ainda 23 segundos mais lenta do que aquilo que fez o novo campeão do mundo, Andreas Leknessund, o único a baixar dos 31 minutos, fazendo 30:58 à chegada.

Leknessund junta assim o título europeu de sub-23 de contrarrelógio ao título nacional da especialidade, conquistado em julho último. Recorde-se que o norueguês participou na edição deste ano da Volta ao Algarve, onde foi 19º na classificação geral e 4º na classificação da juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock