King Kong bate King Küng na coroação de Pogacar!

Chegou ao fim a 56ª edição do Tirreno-Adriático, a emblemática Corrida dos Dois Mares, com uma soberba vitória de Wout Van Aert (Jumbo-Visma) no contrarrelógio final e de Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) na classificação geral!

WVA foi o melhor no último dia, impondo-se ao campeão europeu de contrarrelógio, Stefan Küng (Groupama-FDJ), e ao grande favorito à etapa, o campeão mundial da disciplina, Filippo Ganna (Ineos)!

Quanto a João Almeida, fez uma excelente prova, como era esperado, terminando no 7º posto, a 24 segundos de Van Aert. O português consegue assim subir uma posição na classificação geral, fechando este Tirreno-Adriático no 6º lugar final, a 4:54 de Pogacar!

Uma semana após a partida em Lido di Camaiore, na costa do Mar Tirreno, a prova que atravessa a bota italiana encerrou hoje, com um contrarrelógio corrido em San Benedetto del Tronto, cidade banhada pelo Mar Adriático. A 7ª e última etapa da prova apresentava um esforço individual de 10.1 km, que seria realizado num percurso totalmente plano junto à costa, num formato ida-e-volta, o que favorecia os especialistas da disciplina.

Um dos primeiros tempos de referência do dia foi realizado por Michael Hepburn, da Team BikeExchange, com um registo de 11:33. Nomes de qualidade como Maciej Bodnar e Tobias Ludvigsson não foram capazes de bater o tempo do australiano, no caso do sueco, apenas por 1 segundo.

Um dos melhores tempos da fase inicial deste contrarrelógio foi estabelecido pelo campeão português, Ivo Oliveira! O atleta da UAE-Team Emirates terminou com um tempo de 11:43, na altura o 6º melhor registo!

O tempo de Hepburn acabaria por ser batido pouco depois, pelo italiano Alberto Bettiol, com 11:24, mas na estrada estavam já dois tubarões, preparados para despedaçar a concorrência. Primeiro, chegou o campeão europeu Stefan Küng, com um registo de 11:12! Grande marca para o suíço da Groupama-FDJ, que assim se sentava na cadeira quente, à espera do que faria a restante concorrência, em especial Filippo Ganna.

Stefan Küng (Foto: Tim de Waele/Getty Images)

E o campeão do mundo chegou pouco depois, não sendo capaz de bater o tempo de King Küng! Ganna fazia um registo 5 segundos mais lento que o adversário e, pela primeira vez desde janeiro de 2020, iria perder uma prova contra o relógio!

Filippo Ganna (Foto: Luca Bettini/BettiniPhoto©2021)

Haveria alguém capaz de fazer melhor que Küng? Apenas Wout Van Aert parecia poder bater a estratosférica exibição do suíço.

A Groupama-FDJ estava claramente num dia sim e, pouco depois, Benjamin Thomas estabelecia o 3º melhor tempo da etapa. Seguiram-se nomes fortes da disciplina, como Kasper Asgreen ou Geraint Thomas, também eles incapazes de se aproximar do tempo de Küng.

A expetativa sobre Mathieu Van der Poel para esta etapa acabou por sair gorada, com o campeão holandês de fundo e vencedor de duas etapas neste Tirreno-Adriático a fazer uma prova tranquila, preferindo começar já a descompressão antes de um dos seus grandes objetivos da temporada, a clássica Milão-Sanremo, já no próximo sábado.

Depois, entrávamos no top 10 da geral. João Almeida, 7º, saía para a estrada, confiante em fazer uma boa prova e tentar subir, pelo menos, um lugar na geral, tentando recuperar os 12 segundos que tinha de desvantagem para o 6º, Tim Wellens.

No ponto intermédio, Almeida fez logo um grande registo, com o 4º melhor tempo, apenas 1 segundo mais lento que Ganna e 6 segundos pior que Küng! Na meta, o Canibal das Caldas fechou com o 5º melhor registo na meta, um excelente tempo que podia permitir a ultrapassagem a Wellens. Pouco depois, chegava o belga, fazendo 18 segundos pior que o português, o que significava que Almeida garantia o 6º posto da geral final, mais um grande resultado para o jovem das Caldas da Rainha!

João Almeida

Wout Van Aert vinha a voar sobre o percurso, rodando abaixo do registo de Küng e, na meta, o colosso belga conseguiu mesmo fazer 6 segundos melhor que o suíço e 11 segundos melhor que Ganna! Grande dia para o King Kong de Herentals, realizando uma prova extraordinária no seu equipamento ciclamino!

Faltava apenas Tadej Pogacar, que acabou também ele entre os melhores, com o 4º melhor tempo da jornada, a apenas 1 segundo de Ganna! Confirmava-se a vitória do monstro esloveno, coroado o Neptuno desta Corrida dos Dois Mares!

Tadej Pogacar

Pogacar termina com 1:03 de vantagem sobre Van Aert e 3:57 sobre Mikel Landa (Bahrain-Victorious) que, apesar do mau contrarrelógio, conseguiu segurar o último lugar do pódio face a Egan Bernal (Ineos). Destaque para o 5º lugar de Matteo Fabbro, o último dos ciclistas melhores que João Almeida na geral, sendo que abaixo do português terminaram nomes como Bardet, Nibali, Yates, Quintana, Fuglsang, entre muitos outros.

Em relação às restantes classificações deste Tirreno-Adriático, Wout Van Aert consegue juntar ao seu 2º lugar na geral e às duas vitórias em etapa a classificação por pontos. Já Pogacar junta à geral as classificações da juventude e da montanha. Em termos coletivos, a melhor formação foi a Astana.

Realce-se que os 3 portugueses em prova terminaram no top 20 da última etapa da Corrida dos Dois Mares! Nelson Oliveira foi o 17º da jornada, a 36 segundos de WVA, enquanto Ivo Oliveira fechou no 20º posto, a 37 segundos. Na geral, o homem da Movistar termina no 68º posto, a 41:34 de Pogacar, enquanto o ciclista da Emirates termina no lugar 106, a 54:58 do companheiro de equipa.

Encerra-se assim uma semana de muito e bom ciclismo por estradas italianas, que deixa água na boca para o Giro d’Itália, que se aproxima a passos largos e onde vão estar presentes muitas das estrelas deste Tirreno-Adriático, entre eles João Almeida! A vitória final acaba por ficar entregue de forma justa e inequívoca a um dos mais promissores ciclistas da história da modalidade! Com a sua tenra idade, Pogacar está já num nível altíssimo, já tem um Tour no bolso, e deixa o mundo boquiaberto a cada nova exibição de luxo! Como será no Tour 2021?

Tadej Pogacar, vencedor do 56º Tirreno-Adriático

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock