Jolien d’Hoore entra a vencer no Healthy Ageing Tour num final que poderia ter sido bem pior do que foi!

A belga Jolien d’Hoore (Team SD Worx) venceu a primeira etapa do Healthy Ageing Tour, uma ligação de 126km com partida e chegada no Circuito de Assen, local emblemático do Campeonato do Mundo de MotoGP, batendo ao sprint a britânica Hannah Barnes (Canyon // SRAM) e a holandesa Karlijn Swinkels (Jumbo – Visma Women Team), ambas com o mesmo tempo da vencedora.

O pelotão de 94 ciclistas arrancou bem cedo para as 26 voltas ao circuito de Assen, num percurso totalmente plano, com sprints intermédios a bonificarem 3, 2 e 1 segundo às 3 primeiras a cruzar as metas volantes do dia. Ao km27 foi Amy Pieters (Team SD Worx) a conquistar o primeiro sprint bonificado, enquanto ao km45 foi a vez de Lisa Brennauer (Ceratizit – WNT Pro Cycling) passar na frente, enquanto Chloe Hosking (Trek – Segafredo) passou em primeiro no sprint de GPM. A alemã Gudrun Stock (German National Team) assegurou algumas das metas volantes que apenas ofereciam pontos e lidera agora a classificação dos sprints intermédios.

Ao km81, Lena Mettraux (Switzerland) tentou escapar e ainda passou em primeiro no último sprint bonificado, mas com 9km para a meta o pelotão voltou a ficar compacto e apesar da tentativa de Daniek Hangeveld (GT Krush Tunap) de escapar na última volta, a holandesa foi alcançada já perto do final e o sprint foi mesmo o que veio a decidir a etapa.

Porém, os problemas começaram aqui mesmo! Estrada estreita, e uma tecnicíssima chicane a 150m da meta só não deram em confusão séria, porque Lorena Wiebes (Team DSM) foi a única a cair e não levou ninguém ao chão consigo. A sprinter holandesa ficou bem marcada, mas felizmente sem consequências sérias, num final que poderia acontecer 500m à frente, dando ao pelotão mais espaço para se posicionar e para atacar o sprint, e que poderia ter mais espaço do que apenas metade da largura da reta da meta de Assen. Talvez seja hora da UCI começar a abrir um pouco os olhos antes de permitir que finais destes aconteçam…

Jolien d’Hoore acabou por entrar nos últimos 50m ao lado de Hannah Barnes, e a dupla disputou a corrida até à meta, com a belga a levar a melhor sobre a britânica para assumir assim a liderança da geral e dos pontos.

Sprint Final

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock