João Almeida é o grande vencedor do Tour do Pologne! Julius Van den Berg vence a última etapa!

O holandês Julius Van den Berg (EF Education – Nippo) venceu a sétima e última etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 145.1km entre Zabrze e Kraków, batendo ao sprint os seus companheiros de fuga, o francês Alexis Renard (Israel Start – Up Nation), o americano Matteo Jorgensen (Movistar Team) e o italiano Gianni Moscon (Ineos Grenadiers). O português João Almeida (Deceuninck – Quick Step) é o grande vencedor do Tour do Pologne e vence a sua primeira prova por etapas no World Tour!

A última etapa do Tour do Pologne comeou com um ritmo elevado, com vários ciclistas a tentar integrar a última fuga do Tour de Pologne. Os ciclistas que atacaram logo no início da etapa não tiveram sucesso e foi só a 137km do fim que Gianni Moscon, Alexis Renard , Matteo Jorgensen, Julius Van den Berg e Pieter Vanspeybrouck (Intermaché – Wanty – Gobert) formaram a última fuga do Tour de Pologne. Já no pelotão, a Bahrain Victorious comandava desde inicio, para tentar ganhar a etapa com Phil Bauhaus.

A 126km do fim, começou a única subida categorizada do dia, onde Gianni Moscon bateu Julius Van den Berg e Matteo Jorgensen ao sprint pela última contagem de montanha do Tour de Pologne. Os cinco da frente tinham uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.

Quantos mais km eram percorridos, mais pequena era a diferença entre o pelotão e a fuga, mas esta encontrava-se sempre entre os 1:00 e os 1:30. A 66km do fim, Vanspeybrouck foi o primeiro a passar no último sprint intermédio do dia e da prova.

Julius van den Berg foi o vencedor da última etapa.

A 40km do fim, os cinco da frente decidiram aumentar o ritmo, devido a que a Bahrain Victorious, a UAE Team Emirates e a Deceuninck – Quick Step aceleraram no pelotão. 6km depois, Vanspeybrouck perdeu o contacto com a frente da corrida. Os quatro da frente conseguiram estabilizar a vantagem que tinham nos 1:30, mas a partir dos 20km para o fim, a vantagem começava a descer. Os quatro da frente continuavam a resistir e a 15km do fim conseguiram estabilizar a diferença que tinham sobre o pelotão nos 42s.

A 10km da meta, os cinco da frente conseguiram aumentar a sua vantagem para 50s sobre o pelotão, que não estava a conseguir ganhar tempo à fuga. Quantos mais km percorridos, mais a fuga se estava a conseguir aguentar e mantinha a sua vantagem nos 50s, parecendo que o mais provável era a fuga vingar na última etapa do Tour de Pologne.

A 3km da meta, a fuga perdia vantagem, mas não era suficiente para o pelotão os apanhar e a vitória da última etapa iria ser discutida entre os quatro da frente. A 800 metros da meta, os quatro da frente começaram a marcar-se e Jorgensen era o que estava na frente do grupo. A 400m, Renard lançou o sprint e parecia que ia para a vitória mas vindo de trás, van den Berg passou pelo francês e venceu a última etapa do Tour do Pologne.

João Almeida foi 29º, com o mesmo tempo do vencedor, e é o grande vencedor do Tour de Pologne! Matej Mohoric (Bahrain Victorious) foi segundo a 20s e Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) foi terceiro a 27s. Almeida também venceu a classificação por pontos. Lukasz Owsian (Poland National Team) foi o vencedor da classificação da montanha e Taco van der Hoorn (Intermarché – Wanty – Gobert) foi o vencedor da classificação dos sprints intermédios.

Metros finais

Pódio final

Pódio final com Matej Mohoric – João Almeida – Michal Kwiatkowski (da esquerda para a direita)

A Festa da Quick Step

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock