Jasper Philipsen começa a temporada da melhor forma e é o primeiro líder do UAE Tour!

O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix) venceu a primeira etapa do UAE Tour, uma ligação de 185km com partida e chegada em Madinat Zayed, batendo ao sprint o irlandês Sam Bennett (Bora – Hansgrohe) e o italiano Elia Viviani (Ineos Grenadiers).

A primeira etapa da 4ª edição do UAE Tour começou com diversas tentativas de ataque, com Luca Rastelli e Alessandro Tonelli (Bardiani – CSF – Faizanè), Pavel Kochetkov e Dmitry Strakhov (Gazprom – RusVelo) e Xandres Vervloesem (Lotto Soudal) a formarem a fuga do dia. Os cinco da frente conseguiram uma vantagem superior a 4:00 sobre o pelotão.

A 145km do fim, a diferença entre a fuga e o pelotão era cerca de 3:00. A fuga foi aumentando a sua vantagem e, a 101km do fim, a diferença voltou a aumentar para os 4:00. 12km depois, no primeiro sprint intermédio, Strakhov foi o mais forte. A 65km do fim, a vantagem da fuga era de 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Groupama – FDJ e pela Quick – Step Alpha Vinyl Team.

A 59km do fim, no último sprint intermédio do dia, Strakhov voltou a ser o mais forte, mas logo a seguir o russo furou e foi alcançado pelo pelotão. 19km depois, o pelotão impunha um forte ritmo e a vantagem da fuga era de apenas 40s. A vantagem da fuga foi diminuindo e, a 19km do fim, os quatro da frente foram alcançados.

A 10km da meta, o pelotão não impunha um ritmo muito alto e várias equipas estavam na frente do pelotão. 5km depois, o ritmo do pelotão continuava baixo e Bennett estava na parte de trás do pelotão. A 3km da meta, a Bahrain Victorious impôs um forte ritmo na frente com a Jumbo – Visma logo atrás. Uns metros depois, a Israel – Premier Tech chegou-se à frente do pelotão. A 1.5km da meta, a Groupama – FDJ e a Team BikeExchange – Jayco comandavam o pelotão.

A 500 metros da meta, a BikeExchange, a Ineos Grenadiers e a Groupama – FDJ estavam com o seu comboio na frente. 100 metros depois, a UAE Team Emirates acelerou pela direita e a Alpecin – Fenix aproveitou isso. Kristian Sbaragli (Alpecin – Fenix) fez um perfeito lançamento para Philipsen, que venceu assim a primeira etapa do UAE Tour. Bennett aguentou o forte sprint de Viviani nos metros finais e foi segundo.

Os portugueses Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost) e João Almeida (UAE Team Emirates) foram 21º e 53º, respetivamente, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Philipsen é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e juventude. Strakhov é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios.

Os metros finais

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock