INEOS domina prólogo na Volta à Romandia!

A Ineos Grenadiers dominou o prólogo da 1ª etapa do Tour de Romandie, terminando o dia com os três primeiros classificados da etapa e da geral! O australiano Rohan Dennis foi o vencedor da tirada, deixando no 2º posto Geraint Thomas e no 3º Richie Porte!

Com esta vitória, Dennis assume a liderança da classificação geral da prova suíça, tendo atrás de si os dois líderes da formação britânica, ambos a 9 segundos do primeiro lugar.

O campeão português Rui Costa (UAE-Team Emirates) fez uma excelente prova, terminando no 19º posto, a 18 segundos de Dennis!

A 1ª etapa da Volta à Romandia apresentava um prólogo de 4.05 km, corridos na localidade de Oron. Apesar da curta extensão e do percurso não muito técnico, o dia não seria totalmente desprovido de dificuldades, com o último quarto de percurso a consistir numa subida com cerca de 800 m, a 7.6 % de inclinação, o que prometia misturar bastante as contas da jornada.

As hostilidades da prova suíça foram iniciadas por um homem da casa, Joel Suter (Swiss Cycling), o primeiro a realizar o esforço individual, terminando com um tempo de 6:10, que seria rapidamente batido por Philippe Gilbert (Lotto Soudal), com Manuel Boaro (Astana) a fazer o melhor tempo logo de seguida.

Pouco depois chegava um dos favoritos do dia, Stefan Bissegger (EF Education-Nippo), e o suíço confirmava mesmo o seu estatuto, não só por fazer o melhor registo da jornada, com 5:37 (numa média horária de 43.264 km/h), mas também por fazer melhor que o compatriota que chegou depois, o campeão da Europa, Stefan “King” Küng.

Diversos ciclistas iam completando o seu esforço, muitos deles contrarrelogistas, mas ninguém parecia capaz de bater Bissegger: Jos van Emden, Chad Haga, Patrick Bevin, Jan Tratnik, Alex Dowsett. Um dos homens que ficava também perto do melhor tempo era Wilco Kelderman, que começava já a ganhar alguns segundos face à concorrência.

Depois, veio outro dos grandes favoritos, Rohan Dennis (Ineos), e o australiano conseguiu mesmo bater o registo de Bissegger, fechando com 5:26 (44.632 km/h). Tempo canhão para Dennis!

Entre os ciclistas que se seguiam, fechava um nome incontornável do desporto, Chris Froome (Israel Start-Up Nation), terminando a etapa com mais 51 segundos que Dennis (!), num registo completamente indigno dos seus pergaminhos.

Pouco depois, saía para a estrada outro dos grandes favoritos, que assim o é sempre que há provas contra o relógio, o campeão de Itália e do mundo, Filippo Ganna, que parecia ser o único com capacidade de bater o seu companheiro de equipa.

Na meta, Ganna acabou por fazer mais 14 segundos que Dennis, valendo-lhe um modesto e provisório 6º lugar na etapa.

Entre os ciclistas que se seguiram, destaque para o campeão nacional de fundo, Rui Costa (UAE-Team Emirates), que tão belo historial tem em competições por etapas em solo suíço! O antigo campeão do mundo de estrada acabaria por fechar com 5:45, a 18 segundos, com o 12º tempo provisório, uma excelente defesa do português, ganhando tempo a diversos candidatos à geral.

De seguida fechava um histórico da disciplina, o campeão alemão, Tony Martin (Jumbo-Visma), fazendo um registo 2 segundos pior que o de Rui Costa.

Depois, chegava Richie Porte (Ineos), fechando com o 2º melhor tempo da jornada, a 9 segundos de Dennis, e ganhando já alguns segundos na luta pela geral.

Começavam a escassear os candidatos a bater Dennis nestes 4 km, e apenas dois nomes eram, nesta altura, verdadeiras ameaças ao australiano, o campeão francês Remi Cavagna (Deceuninck-Quick Step) e mais um Ineos, Geraint Thomas.

O francês acabaria por fazer o 4º posto da jornada, a 10 segundos de Dennis, enquanto o galês seria o 2º melhor da tirada, com o mesmo tempo de Richie Porte.

A Ineos Grenadiers fecha a etapa com os três primeiros lugares, nem precisando do campeão do mundo da especialidade para dominar este prólogo (Ganna terminou no 10º posto).

Amanhã disputa-se a 2ª etapa da Volta à Romandia, com 168 km entre Aigle e Martigny, num dia de média montanha.

Classificação Completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock