Imparável Marta Bastianelli vence a primeira etapa do Festival Elsy Jacobs!

A italiana Marta Bastianelli (UAE Team ADQ) venceu a primeira etapa do Festival Elsy Jacobs, uma ligação de 121.4km com partida e chegada em Steinfort, batendo ao sprint a italiana Silvia Persico (Valcar – Travel & Service) e a neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx).

A primeira etapa começou com um ritmo baixo. A 105km do fim, Georgia Danford (Andy Schleck – CP NVST – Immo Losch) saiu do pelotão mas neozelandesa foi alcançada em menos de 7km. A 88km do fim, na primeira contagem do dia, Anna Shackley (Teak SD Worx) foi a primeira a passar no alto. 8km depois, a Team SD Worx aumentou o ritmo no pelotão.

A 67km do fim, na segunda contagem do dia, Niamh Fisher-Black(Team SD Worx) foi a primeira a passar no alto. Logo a seguir, Shackley atacou e levou consigo Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ), Maud Oudeman (Canyon // SRAM Racing) e Mikayla Harvey (Canyon // SRAM Racing). As quatro conseguiram uma vantagem de 10s sobre o pelotão. A 63km do fim, as quatro da frente foram alcançadas pelo pelotão. A 51km do fim, Eugenia Bujak (UAE Team ADQ), Debora Silvestri (Top Girls Fassa Bartolo) e Marta Jaskulska (Liv Racing XSTRA) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 45km do fim, na terceira contagem do dia, Silvestri atacou e foi a primeira a passar no alto. Silvestri tinha 8s de vantagem sobre Jaskulska e Bujak e 20s sobre o pelotão que era controlado pela Canyon // SRAM Racing. A 33km do fim, Jaskulska e Bujak juntaram-se a Silvestri na frente da corrida. 3km depois, a vantagem das três da frente era de 1:20.

A 28km do fim, Christine Majerus e Fisher-Black (Team SD Worx) aumentaram o ritmo no pelotão. 8km depois, a Canyon // SRAM Racing juntou-se à Team SD Worx na frente do pelotão. A 15km da meta, as três da frente tinham 40s de vantagem sobre o pelotão. 5km depois, o pelotão conseguiu diminuir a vantagem da fuga para 15s.

A 9km da meta, as três da frente foram alcançadas pelo pelotão. 2km depois, Fisher-Black acelerou no pelotão e Vollering, Bertizzolo e Bastianelli, Persico e Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM Racing) foram as únicas que a conseguiram seguir. As seis conseguiram uma vantagem de 10s sobre o pelotão onde Karlijn Swinkels (Jumbo – Visma) trabalhava para a sua líder Anna Henderson (Jumbo – Visma).

A 5km da meta, Swinkels abriu e Henderson acelerou para tentar chegar à frente da corrida mas a britânica não teve sucesso. 2.5km depois, Loes Adegeest (IBCT) saiu do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente mas a neerlandesa não teve sucesso.

A 300 metros da meta, Fisher-Black perdeu o contacto com o grupo da frente devido ao forte ritmo imposto por Bertizzolo. A italiana continuou com o forte ritmo para lançar Bastianelli. A 150 metros da meta, Bastianelli lançou o sprint com Persico na roda. Persico bem tentou lutar com Bastianelli mas a italiana da Valcar não tinha capacidade de lutar com a sua compatriota da UAE Team ADQ que venceu assim a primeira etapa do Festival Elsy Jacobs. Vollering foi terceira.

Persico é a nova líder da classificação geral e da classificação por pontos. Blanka Vas (Team SD Worx) é a nova líder da juventude e Shackley é a primeira líder da classificação da montanha.

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock