Hosking entra a vencer na Austrália!

A australiana Chloe Hosking (Rally Cycling) venceu esta madrugada a primeira etapa do Tour Down Under feminino, batendo ao sprint Lotta Lepisto Henttala (Trek-Segafredo) e Matilda Reynolds (Specialized), que assim completaram o pódio. Hosking cumpriu os 116.3km da tirada de hoje em 3h17’02” para assim subir ao pódio como a vencedora do dia e primeira líder desta edição do Tour Down Under.

A etapa de hoje fica marcada por algum movimento sem que uma fuga pudesse estabilizar na frente da corrida. Marieke van Witzenburg (Doltcini-Van Eyck) foi a primeira a mexer com a corrida. Um ataque em solitário pouco depois do km 8, com a ciclista holandesa a rolar 40km em solitário, o que lhe permitiu cruzar o topo da única contagem de montanha na frente e assim garantir a subida ao pódio no final para vestir a camisola de líder das trepadoras.

Witzenburg foi pouco depois alcançada, mas o pelotão não rolou compacto por muito mais tempo. Anastasia Chursina (Ale BTC Ljubljana) Jenelle Crooks (Team TIBCO SVB) e Silvia Valsecchi (BePink) ganharam alguma vantagem ao pelotão, mas a Sunweb fechou o espaço e catapultou Leah Kirchmann para vencer o segundo sprint intermédio do dia e assim ganhar 3 segundos às rivais na luta pela classificação geral.

Ainda com 40k para o final nova mexida no pelotão, desta vez com Nicole Hanselmann (Doltcini-Van Eyck) e Brodie Chapman (FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope) a lançarem-se ao ataque, mas Chapman mostrou estar bem mais forte quando se isolou da colega de fuga e passou a 20km do final com 2’45” de vantagem sobre o pelotão. A partir daqui o ritmo aumentou consideravelmente pois Chapman representava um grande perigo quer para as sprinters quer para as candidatas à geral, e a perseguição à australiana efetivamente começou.

Com muito esforço o pelotão alcançou Chapman já nos metros finais, com o sprint a preparar-se para ser lançado. A decisão foi, tal como esperado, entre Hosking e Henttala, mas Hosking partiu na roda da finlandesa e com uma brutal aceleração não deu hipótese a toda a concorrência, vencendo com muita segurança perante as restantes ciclistas.

Hosking lidera assim a classificação geral e dos pontos, van Witzenburg é a primeira líder da montanha e Juliette Labous comanda a juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock