Gaviria vence na consagração de Hirt como Rei de Oman! Rui Costa fecha de novo no pódio!

O colombiano Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) venceu a última etapa do Tour of Oman, uma ligação de 135.5km entre Muscat e Matrah Corniche, batendo ao sprint o australiano Kaden Groves (Team BikeExchange – Jayco) e o belga Amaury Capiot (Arkea – Samsic). Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vynil), o grande favorito à vitoria, ficou-se apenas pela 6ª posição, depois de avariar a 75m do final.

A etapa final do 11º Tour of Oman teve Johan Meens (Bingoal Pauwels Sauces WB), Victor Langellotti (Burgos – BH), Mohammed Al-Wahibi (Oman National Team), Gerd De Keijzer (Team Novo Nordisk), Alexandre Vinokourov e Harold Martin Lopez (Astana Qazaqstan Development Team) e Antonio Angulo (Euskaltel – Euskadi) na fuga, com um pelotão a ser controlado pelas equipas da BikeExchange – Jayco e da UAE Team Emirates.

A Team DSM tentou colocar algum ritmo na única subida do dia, a Al Jissah, mas o ritmo não surtiu efeito na grande parte dos corredores. Já no circuito final em Marah Corniche, foi a Quick-Step quem tomou conta das operações, para alcançar o único fugitivo a mexer na fase final da corrida, o russo Dmitry Strakhov (Gazprom – RusVelo). A 3km da meta, a equipa belga lançou Fauto Masnada para surpreender Jan Hirt (Intermarche – Wanty – Gobert), mas o próprio checo e a UAE Team Emirates, em defesa de Rui Costa, lançaram as garras e alcançaram-no rapidamente.

Com esta mexida, Soren Kragh Andersen (Team DSM) contra-atacou e ameaçou o sprint, mas dentro do último km e com um excelente comboio da BikeExchange, o dinamarquês foi alcançado e foi aberto o sprint, que foi ganho por Fernando Gaviria depois de Cavendish avariar a 75m do risco de meta, e perder a hipótese de disputar a vitória.

Fernando Gaviria a festejar a sua segunda vitória em 2022!

Jan Hirt chegou integrado no pelotão, sagrando-se o vencedor final do 11º Tour of Oman, sendo acompanhado no pódio por Fausto Masnada e Rui Costa, que volta ao pódio depois de fechar na quarta posição em 2019.

Rui Costa faz o seu segundo pódio da temporada e também nesta corrida, o quarto Top5 e quinto Top10. Em seis participações, apenas na primeira ficou atrás da 10ª posição, curiosamente quando foi 11º.

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock