Gaviria bate Cavendish e é o primeiro líder do Tour of Oman!

O colombiano Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) venceu a primeira etapa do Tour of Oman, uma ligação de 138km entre Al Rustaq Fort e Muscat, batendo ao sprint o britânico Mark Cavendish (Quick – Step Alpha Vinyl Team) e o australiano Kaden Groves (Team BikeExchange – Jayco).

A primeira etapa do 11º Tour of Oman começou com diversas tentativas de ataque com Jan Dunnewind (Team Novo Nordisk), Peio Goikoetxea (Euskaltel – Euskadi) e Mohammed Al – Wahibi (Oman National Team) a formarem a fuga do dia. A 123km do fim, a fuga tinha 2:45 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates, uma diferença que ainda chegou a crescer acima dos três minutos.

A 101km do fim, a Bardiani – CSF – Faizanè decidiu aumentar o ritmo no pelotão, fazendo a vantagem da fuga cair para os 2:00. A BikeExchange decidiu juntar-se também à festa e a vantagem da fuga diminuía para 1:35. A 80km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Goikoetxea foi o mais forte.

A 53km do fim, a diferença entre a fuga e o pelotão era de 1:25. 6km depois, Dunnewind e Al – Wahibi perderam o contacto com a frente da corrida, deixando o espanhol sozinho. A 43km do fim, Goikoetxea fui buscar o máximo de bonificações no segundo sprint intermédio do dia e tinha 15s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Quick – Step.

A 33km da meta, Goikoetxea foi novamente buscar o máximo de bonificações no último sprint intermédio do dia. O espanhol tinha 15s de vantagem a 24km da meta. A 11km da chegada, a Team DSM aumentou o ritmo e o espanhol foi alcançado pouco mais de 1km depois. Com 6km por percorrer, foi o dinamarquês Soren Kragh Andersen (Team DSM) quem tentou surpreender com um ataque, à moda do que já nos habituou nos últimos anos, mas sem as pilhas 100% carregadas, voltou rapidamente a ser alcançado.

Nos metros finais, Maximiliano Richeze (UAE Team Emirates) fez o lançamento perfeito para Gaviria que venceu a primeira etapa do Tour of Oman. Cavendish foi mais forte que Groves nos metros finais e foi segundo. Gaviria é assim o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Groves é o primeiro líder da classificação da juventude. Goikoetxea é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios.

O português Rui Costa (UAE Team Emirates) foi 31º, com o mesmo tempo do vencedor, e está em quarto na classificação geral após ter ido buscar bonificações num sprint intermédio.

Resultados Completos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock