Finalmente chegou a hora de Frederico Figueiredo!

O português Frederico Figueiredo (Atum General – Tavira – Maria Nova Hotel) venceu a segunda e última etapa do Trofeu Joaquim Agostinho, uma ligação de 145.2km entre o Turcifal e o Parque Eólico da Carvoeira, batendo o compatriota Luís Gomes (Kelly – InOutBuild – UD Oliveirense) por uma margem de apenas 1 segundo! O terceiro lugar foi para Luís Mendonça (Efapel), ele que tinha vencido ontem, mas que hoje não conseguiu defender a camisola amarela.

A etapa começou logo com um sprint intermédio ao km 4, que o líder das metas volantes, Miguel Salgueiro (LA Alumínios) tratou de vencer, para cimentar a sua liderança na classificação. A etapa foi atacada desde cedo, mas o pelotão não deixava qualquer grupo sair, e ao km40, no primeiro ponto quente do dia, Samuel Caldeira passou em primeiro, com o camisola amarela Luís Mendonça (Efapel) a ser terceiro e a bonificar 1s mais na geral.

A fuga do dia saiu então por volta do km 60, com nove ciclistas: Samuel Caldeira (W52 – FC Porto), Pablo Guerrero (Burgos – BH), Hugo Nunes (Rádio Popular – Boavista), César Martingil (Atum General – Tavira – Maria Nova Hotel), Fábio Oliveira (Feirense), Bruno Silva (LA Alumínios), Ángel Sánchez (Miranda – Mortágua), João Matias (Aviludo – Louletano) e David González (Caja Rural – Seguros RGA), que conseguiram alcançar cerca de 2 minutos e meio de vantagem, mas foram alcançados a 20km do final.

As equipas com intenções à geral aceleraram na parte final, para se fazerem diferenças na subida ao Parque Eólico da Carvoeira. A 7km deu-se uma queda a envolver João Rodrigues (W52 – FC Porto) e alguns homens da Rally Cycling, mas felizmente sem abandonos.

Alejandro Marque (Atum General – Tavira – Maria Nova Hotel) atacou a menos de 5km do final, e entrou na subida na frente, obrigando a que as equipas adversárias perseguissem e gastassem elementos de trabalho. Os ataques surgiram no último km, com Frederico Figueiredo, Luís Gomes e Luís Mendonça a isolarem-se perante os restantes candidatos. O camisola amarela acabou por ceder a 500m da meta, com uma aceleração de Luís Gomes, mas Frederico Figueiredo aguentou na roda, e saltou no momento exato para vencer a etapa e assegurar também a vitória na classificação geral.

Nas restantes classificações, Luís Mendonça venceu a luta pelos pontos, Pablo Guerrero (Burgos – BH) foi o melhor trepador, Gonçalo Carvalho (Radio Popular Boavista) venceu a juventude, e Miguel Salgueiro (LA Alumínios) venceu a classificação dos sprints intermédios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock