Evenepoel está um homem feito!
O jovem belga Remco Evenepoel venceu hoje a terceira etapa da Vuelta a San Juan, um contrarrelógio individual de 15.2km com partida em Ullum e chegada em Dique Punta Negra, com um tempo de 19’16”, dizimando por completo a concorrência. No segundo lugar terminou o italiano Filippo Ganna da INEOS a 32 segundos, e em terceiro o espanhol Óscar Sevilla a 1 minuto e 8 segundos.
Terceira etapa desta Vuelta a San Juan, a primeira a ser decisiva para os candidatos à geral, e logo um esforço individual que prometia fazer diferenças. O contrarrelógio era marcado por uma pequena subida na segunda metade do percurso, que prometia fazer diferenças e ajudar alguns trepadores a compensar as perdas para os puros especialistas.
Maciej Bodnar, o primeiro dos favoritos do dia a partir, marcou um tempo de 20’43”, estabelecendo desde logo uma referência para todos. Meia hora depois, tivemos Nelson Oliveira a marcar mais uma boa exibição, terminando dois segundos mais rápido que o polaco, em 20’41”.
A liderança do português acabou por não durar nem cinco minutos. Óscar Sevilla, que tinha partido cinco minutos depois do português, concluiu o esforço individual num tempo de 20’24” e assumiu a liderança provisória. Porém, também a liderança de Sevilla não durou mais que dez minutos. O fenómeno Remco Evenepoel partiu dez minutos depois do colombiano e terminou este contrarrelógio em 19’16”, um tempo canhão para o jovem prodígio belga.
Os últimos ciclistas a partir acabaram por contar com um adversário extra. O vento! O vento fez-se sentir de forma lateral essencialmente na segunda parte do percurso e muitos ciclistas foram prejudicados nos seus tempos devido ao vento que apareceu na fase final. Filippo Ganna ainda contrariou um pouco as expectativas e finalizou a prova em 19’48”, o que lhe deu a segunda posição à chegada.
Brandon McNulty, recém contratado pela UAE Team Emirates, também vinha preparado para concluir o percurso num tempo a rondar os 20 minutos, mas o vento acabou por prejudicar o estadunidense e este terminou em 20’42”, um tempo que ainda assim lhe daria um top10 na etapa.
Também a chuva começou a aparecer para o top10 da classificação geral, e tanto Peter Sagan como Fernando Gaviria, os dois principais sprinters presentes, não foram além de um tempo superior a 24 mintuos.
Remco Evenepoel é assim o novo líder da classificação geral e da juventude, enquanto Cesar Paredes continua na liderança da classificação da montanha e Daniel Juarez dos sprints intermédios.