Evenepoel abre temporada com triunfo na etapa inaugural da Comunitat Valenciana!

O belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) venceu a primeira etapa da Volta a la Comunitat Valenciana, uma ligação de 166.7km entre Les Alqueires e Torralbar del Pinar, batendo o russo Alekansdr Vlasov (Bora – Hansgrohe) por 16s, e o espanhol Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) por 31s.

A Comunitat Valenciana abriu com uma jornada de montanha, e um ritmo que desde cedo foi alto. Só ao km20 é que se formou a fuga do dia, com Joan Bou (Euskaltel – Euskadi), Jesus Ezquerra (Burgos – BH), David Gonzalez (Caja Rural – Seguros RGA), Ben King (Human Powered Health) e Ivan Moreno (Equipo KernPharma). O quinteto obteve mais de cinco minutos de vantagem, com a Movistar no controlo das operações, aumentando o ritmo nas primeiras subidas para fazer a vantagem cair.

Os escapados foram alcançados com 32km para a meta, com a Movistar ainda no comando do pelotão. Pouco depois, as quedas começaram a fazer-se sentir, com Sebastian Molano (UAE Team Emirates) a ser o maior nome envolvido. No sprint intermédio que se seguiu, Matej Mohoric (Bahrain Victorious) passou na frente garantiu os 3s de bonificação, com Ryan Gibbons (UAE Team Emirates) a ser segundo e Vlasov terceiro.

A cerca de 20km da meta, uma nova queda aconteceu, com Marc Soler e Juan Ayuso (UAE Team emirates) envolvidos, assim como Nans Peters (AG2R Citroen Team), mas o jovem espanhol viria a fazer ainda uma abismal recuperação! A Bahrain assumiu o comando do pelotão na entrada para a subida final, com Pello Bilbao e Jan Tratnik a efetuarem um grande trabalho para Mohoric e Luis Leon Sanchez, com o pelotão a ficar visivelmente esticado e a perder muitas unidades. A Movistar decidiu aumentar ainda mais o ritmo, com Gregor Muhlberger e depois Enric Mas a fazer ainda mais estragos.

Com toda a gente no elástico, e os primeiros ataque a surgirem, Remco Evenepoel fez o seu ataque, e não teve resposta pronta dos adversários, que se ficaram a marcar uns aos outros, com 5km para o final. O belga foi ganhando espaço e só Vlasov tentou sair no seu encalço, mas com os últimos 3km em descida e terreno plano, tudo parecia já encaminhado para o triunfo, tal como veio a acontecer, com Evenepoel a levantar os braços na primeira corrida da temporada de 2020. Vlasov foi segundo, em solitário, enquanto Carlos Rodriguez seria ainda terceiro, a 31s, depois de um ataque já nos últimos metros. O primeiro grupo de favoritos chegou a 32s, comandado por Enric Mas.

Com o triunfo, Evenepoel é o primeiro líder da classificação geral, dos pontos e da juventude! Ben King lidera a classificação da montanha e a Bahrain é a melhor equipa.

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock