Ethan Vernon vence quinta etapa, Almeida é o novo líder da Catalunha!

O britânico Ethan Vernon (Quick-Step Alpha Vinyl) venceu ao sprint a quinta etapa da Volta a Catalunya, uma ligação de 206.3km entre La Pobla de Segur e Vilanova i la Geltrú, batendo ao sprint, para surpresa de muitos, o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o francês Dorian Godon (AG2R Citroen Team), conquistando a sua primeira vitória enquanto profissional.

Com a classificação geral no fio da navalha, a etapa mais longa da Volta a Catalunya deste ano começou de forma previsível, após duas etapas de alta montanha, com um grande conjunto de tentativas de formar a fuga do dia. Urko Berrade (Equipo Kern Pharma), Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA) e Gotzon Martin (Euskaltel – Euskadi) atacaram nas primeiras rampas da única subida categorizada do dia, o Coll de Comiols, e assim conseguiram escapar.

O trio rapidamente construiu uma vantagem de mais de 3min, com a Bahrain Victorious e a Bike Exchange – Jayco a controlarem a corrida, claramente com intenções de discutir o final ao sprint. Com um percurso ondulado pelo centro da Catalunha, descendo lentamente em direção à costa do Mediterrâneo, os fugitivos aumentaram a vantagem para quase 5min. Quando a Quick-Step Alpha Vinyl começou a ajudar na perseguição, a vantagem começou a cair.

A UAE Team Emirates tentou acelerar e provocar cortes no pelotão para dar a liderança a João Almeida, fazendo a diferença cair até ao ponto de quase alcançarem o trio. A Arkea estava atenta e a movimentação não resultou. O pelotão acalmou de seguida, apesar de todos estarem atentos a todos, e foram as equipas dos sprinters, a 30km do fim, que voltaram a aumentar o ritmo. Os candidatos à geral, especialmente Almeida e Quintana, queriam lutar pelas bonificações, e os comboios começaram a aparecer para o segundo sprint intermédio, anulando assim a fuga do dia rapidamente. A UAE apareceu no comando, com a Uno-X e a Arkea logo atrás, desestabilizando as coisas para roubarem segundos. Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) venceu o sprint e ganhou 3s, com Rui Costa (UAE Team Emirates) a passar em segundo e Almeida em terceiro, para garantir 1s e a liderança da geral.

A partir daí os ataques começaram a surgir, colocando o pelotão em sentido. Primeiro com Rui Costa, que atacou a 10km e obrigou o pelotão a fechar rapidamente o espaço. Depois dele, Carlos Verona (Movistar) e ainda Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) tentaram também mexer, mas nenhuma movimentação surtiu efeito, com os comboios muito desorganizados a levarem o pelotão para o sprint. Foi já depois de uma queda de Ilan van Wilder (Quick-Step Alpha Vinyl) no km final que Vernon subiu no grupo e se lançou ao sprint para conquistar a sua primeira vitória World Tour!

Sem a presença de Sebastian Molano (UAE Team Emirates), que havia abandonado na etapa, Ivo Oliveira discutiu o sprint e concluiu na oitava posição, conquistando o seu primeiro top10 World Tour da temporada. João Almeida foi 25º e Rui Costa 102º, todos no mesmo tempo do vencedor.

Com o segundo conquistado no sprint intermédio, João Almeida é o novo líder da geral e também o melhor jovem, classificação que já detinha desde ontem. Phil Bauhaus lidera a classificação por pontos e Bizkarra a classificação da montanha.

João Almeida é o novo líder da classificação geral!

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock