Etapa e geral para Damien Howson!

O australiano Damien Howson, da Mitchelton-Scott, venceu a quarta e última etapa da Volta à República Checa, arrebatando dessa forma a classificação geral da prova.

A vitória de Howson surgiu na sequência de um sprint a dois, frente a Markus Hoelgaard, da Uno-X Pro Cycling Team. Na terceira posição, a nove segundos da frente, ficou o mais rápido de um grupo de cerca de vinte corredores, Adam Toupalik, da Elkov-Kasper. Jack Bauer, da Mitchelton, foi quinto, o que garantiu o segundo lugar na classificação geral e a dobradinha dos australianos. Howson e Bauer faziam parte do grupo de ciclistas da Mitchelton que desde o primeiro dia lideravam a prova em função da vitória no contrarrelógio coletivo. A terceira posição do pódio geral final ficou entregue a Hoelgaard.

No último dia de corrida pelas estradas checas disputaram-se 172.6 km entre Mohelnice e Sternberk. Os ciclistas enfrentavam um total de oito contagens de montanha naquela que seria a etapa rainha da competição. As últimas três coincidiam com as três voltas ao circuito final e com o monte Ecce Homo (3,9 km a 5,4%).

No início da etapa, cinco ciclistas escaparam do grupo principal, no entanto, fruto dos nervos que se sentiam no pelotão perante tão decisiva etapa, estes homens foram alcançados na primeira dificuldade montanhosa do dia, onde o pelotão estava cada vez menos numeroso. Outras movimentações se seguiriam, mas o pelotão nunca permitiu grandes diferenças e, com 20 km para o final, o pelotão estava compacto e preparado para o difícil circuito final. Na última passagem pela subida, Howson e Hoelgaard isolaram-se e não mais seriam alcançados. No sprint final, o australiano foi o mais forte e celebrou a sua (dupla) vitória.

Howson termina no primeiro lugar da classificação geral, com 19 segundos de vantagem para Bauer e 29 para Hoelgaard. A classificação dos pontos foi vencida por Jordi Meeus, da SEG Racing Academy, após vitórias ao sprint em duas das quatro etapas da prova. Koen Bouwman, da Team Jumbo-Visma, triunfou na classificação da montanha, enquanto a equipa da casa Elkov-Kasper triunfou na classicação por equipas e viu ainda Jakub Otruba levar a classificação da juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock