Enric Mas vence etapa rainha e é novo líder da prova Valenciana! Nelson Oliveira no Top10!

O espanhol Enric Mas (Movistar) venceu a terceira etapa da Volta a la Comunitat Valenciana, com final no Alto de la Reina após 165km, e é o novo líder da classificação geral! Mas bateu já dentro da subida final os franceses Victor Lafay (Cofidis) por 2s, e Elie Gesbert (Arkea – Samsic) por 8s, para conquistar a sua primeira vitória com as cores da Movistar.

O grande momento de decisão da corrida deu-se a cerca de 30km da chegada, na subida de segunda categoria para Otonel, com a Movistar a trabalhar forte para reduzir ao máximo o pelotão. Com o líder da geral Miles Scotson (Groupama – FDJ) a perder o contacto com o já reduzido grupo, Enric Mas lançou um forte ataque ao qual apenas responderam meia dúzia de ciclistas com alguma dificuldade. Nelson Oliveira (Movistar) ficou a marcar o suíço Stefan Kung (Groupama – FDJ) com mais dois ciclistas, que depois acabaram por fazer a ponte logo no início da descida.

Scotson ficou em posição intermédia na descida, mas com Nelson Oliveira de novo na frente com um ritmo sólido, o australiano não mais conseguiu regressar à frente e foi alcançado pelo segundo grupo que também tentava chegar à dianteira. Antes da subida final a frente da corrida eram composta por apenas 10 elementos, onde se incluíam os dois ciclistas da Movistar, Stefan Kung, e alguns bons trepadores de outras equipas, que procuravam aqui alcançar uma vitória de etapa e surpreender a principal concorrência de Mas.

Na última subida do dia, ao Alto de la Reina, Nelson Oliveira endureceu o ritmo e lançou um primeiro ataque, a meio da subida, obrigando Stefan Kung a pegar na perseguição. Enric Mas viria a fazer a ponte logo de seguida, com Gesbert e Lafay, e o português voltou a descair para o grupo do ciclista suíço. Mas carregou o grupo até final abrindo a maior parte do espaço já dentro do duríssimo km final, e numa fase em que o trio já se marcava mais entre si, o espanhol lançou um feroz sprint para levantar os braços na meta e conquistar a etapa.

Nelson Oliveira foi 7º na etapa, a 35s de Mas, ganhando também ele mais 3s sobre Kun. O português tem agora 5s sobre o suíço na classificação geral, antes do decisivo contrarrelógio de amanhã. André Carvalho (Cofidis) não terminou a etapa.

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock