“El Caballero” Quintana conquista a primeira etapa da Vuelta a Asturias!

O colombiano Nairo Quintana (Arkea – Samsic) venceu a primeira etapa da 64ª Vuelta a Asturias, chegando em solitário a Pola de Lena, após 184.5km desde Oviedo com um tempo de 5:03:45. O segundo lugar foi para o espanhol Antonio Pedrero (Movistar) que terminou 26s depois, e o terceiro para o francês Pierre Latour (Total Direct Energie), com mais 27s.

O primeiro dia nas Astúrias trazia aos ciclistas uma jornada bastante acidentada, com 7 contagens de montanha, 5 das quais de terceira categoria, às quais se juntavam uma de primeira e outra de segunda. A fuga do dia incluía um português, Daniel Viegas (EOLO – Kometa), que não se fez rogado e venceu as duas metas volantes para ser o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios. Na sua companhia seguia o espanhol Jose Manuel Gutierrez (Gios – Kiwi Atlantico), que aproveitou para passar na frente nas contagens de montanha e assumir a primeira liderança da classificação dos trepadores.

O duo nunca teve mais do que 4 minutos de vantagem, e foi já na contagem mais dura do dia, por volta do km 120, que Gutierrez deixaria o português Viegas para trás, assegurando a liderança da classificação dos trepadores, para ser alcançado na contagem seguinte pelo pelotão, em La Cabaña, com pouco mais de 30km para o final.

Um grupo de 19 ciclistas com Nelson Oliveira (Movistar) incluído acabou por ganhar vantagem na última contagem do dia, o Carabanzo, com 1.7km a 11.1% de pendente média, mas foi Nairo Quintana e Pierre Latour que cruzaram o topo da contagem na frente. O colombiano acabaria depois por ganhar vantagem ao francês na descida, e triunfar em solitário naquela que foi a sua primeira vitória da temporada e a primeira desde o Paris – Nice de 2020, há quase 14 meses!

Nelson Oliveira chegou na 8ª posição a 49s, a mesma posição que ocupa na classificação geral, a 59s de Quintana, que lidera não só essa classificação como também a dos pontos. Daniel Viegas foi 97º, a 22:03, e lidera a classificação dos sprints intermédios. A Louletano – Loulé Concelho é a única equipa portuguesa presente, e teve em Jesus del Pino o seu melhor colocado na etapa, na 45ª posição a 4:31 do colombiano.

Classificações completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock