Dobradinha para Caleb Ewan!

O australiano Caleb Ewan da Lotto-Soudal venceu hoje a quarta etapa do Tour Down Under, a sua segunda vitória na competição, batendo ao sprint Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep) e Jasper Philipsen (UAE Team Emirates) num final bastante técnico, marcado por uma curva de 90 graus à direita a menos de 300m da linha de chegada.

A etapa começou a um ritmo bastante elevado, muito graças ao trabalho da Mitchelton-Scott, que procurou recuperar os segundos de desvantagem de Impey para Porte. O sul-africano conseguiu ser terceiro e segundo, respetivamente, nos dois sprints do dia e assim reduzir a desvantagem para Porte para metade, estando agora a apenas 3 segundos da liderança.

O ritmo da corrida abrandou depois dos sprints e uma fuga conseguiu formar-se com a presença de 5 homens. Joey Rosskopf (CCC Team), James Piccoli (Israel Start-Up Nation), Laurens de Vresse (Astana), Jorge Arcas e Sergio Samitier (Movistar) conseguiram ganhar mais de 2 minutos ao pelotão e o estadunidense, líder da montanha, conseguiu alargar ainda mais a vantagem que já tinha na respetiva classificação, vencendo a única subida categorizada do dia.

A fuga foi alcançada a cerca de 25km para o final e pouco depois uma queda atirava alguns homens ao chão. Mitchell Docker da Education First parecia o ciclista em pior estado, mas conseguiu levantar-se e terminar a etapa, ainda que a mais de 8 minutos do vencedor.

No quilómetro final, a Deceuninck-QuickStep tinha a liderança do pelotão, e entrou na reta final na frente, mas um erro de estimação dos metros após a curva levou-os a perder a etapa. Morkov fez um belo trabalho, mas Bennett ficou na frente um pouco cedo demais, e Ewan, inteligentemente colocado na roda do irlandês, saiu no momento certo para assegurar mais uma vitória perante alguns dos mais fortes concorrentes que terá durante a época!

O português João Almeida terminou a etapa na 127ª posição a 2’29” do vencedor, depois de mais um dia de trabalho e proteção ao líder da equipa belga. Importante também para o ciclista português poupar algumas forças que lhe podem ser úteis para as etapas mais ao seu jeito.

Richie Porte continua na liderança da classificação geral, agora com apenas 3 segundos de vantagem sobre Daryl Impey, enquanto Jasper Philipsen é o líder dos pontos, Joey Rosskopf da montanha, e Pavel Sivakov é o melhor jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock