Demi Vollering bate Pauliena Rooijakkers para se tornar a primeira líder da Itzulia Women!

A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) venceu a primeira etapa da Itzulia Women, uma ligação de 105.5km entre Vitoria-Gasteiz e Labastida-Bastida, batendo ao sprint a neerlandesa Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM Racing) e a norte-americana Kristen Faulkner (Team BikeExchange – Jayco).

A primeira etapa começou com um ritmo alto. A 100km do fim, na primeira contagem do dia, Rooijakkers foi a primeira a passar no alto. A 79km do fim, Mireia Benito (Massi Tactic Women’s Team), Prisca Savi (BePink), Cristina Tonetti (Top Girls Fassa Bortolo) e Anastasia Lebedeva (Eneicat – RBH Global) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 59km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Tonetti foi a mais forte. 2km depois, Lebedeva perdeu o contacto com a frente da corrida. A 44km do fim, Savi perdeu o contacto com a frente da corrida. 1km depois, na segunda contagem do dia, Benito foi a primeira a passar no alto. Logo a seguir, Tonetti cedeu e foi alcançada pelo pelotão. A 41km do fim, Benito foi alcançada pelo pelotão.

A 40km do fim, Vollering atacou e a neerlandesa foi seguida por Lucinda Brand (Trek – Segafredo), Ashleigh Moolman-Pasio (Team SD Worx) e Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing). 13km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Brand foi a mais forte. As quatro da frente tinham 25s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team DSM.

A 18km da meta, as quatro da frente foram alcançadas pelo pelotão. Logo a seguir, Faulkner atacou e ficou isolada na frente da corrida. A norte-americana conseguiu uma vantagem de 15s sobre o pelotão. A 12km da meta, Vollering e Rooijakkers saltaram do pelotão e perseguiam Faulkner. 1km depois, as duas neerlandesas juntaram-se a Faulkner na frente da corrida.

Km após km, as três da frente estavam a conseguir aumentar a sua vantagem. A 3km da meta, o trio da frente tinha 40s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team DSM e pela EF Education – TIBCO – SVB. Na rampa final, Rooijakkers lançou o sprint com Vollering na sua roda. Faulkner não teve capacidade de seguir as duas neerlandesas. Nos metros finais, Vollering conseguiu passar por Rooijakkers para vencer a primeira etapa da Itzulia Women. Faulkner foi terceira a 2s.

A portuguesa Melissa Maia (Bizkaia – Durango) foi 90º a 17:00. Daniela Campos (Bizkaia – Durango) e Sofia Gomes (Massi Tactic Women’s Team) foram 100º e 101º, respetivamente, ambas a 19:07.

Vollering é assim a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Benito é a primeira líder da classificação da montanha e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) é a primeira líder da juventude.

Os metros finais

Classificações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock