Daniel Mestre triunfa em Castelo de Vide e Rafael Silva é o novo líder da Alentejana!

O português Daniel Mestre (W52 – FC Porto) venceu esta manhã a quarta etapa da 38ª Volta ao Alentejo, uma ligação de 85km entre Monforte e Castelo de Vide, batendo ao sprint num final inclinado o uruguaio Maurício Moreira (Efapel) e o compatriota Daniel Freitas (RP – Boavista), ambos com o mesmo tempo do vencedor. Rafael Silva (Antarte – Feirense) foi quinto classificado, e ascendeu à liderança da classificação geral.

A etapa começou com um forte ritmo e as tentativas de fuga aconteceram naturalmente. Bruno Silva (Antarte – Feirense) e César Martingil (Atum General – Tavira – Maria Nova Hotel) escaparam ao km 7, mas sem grande sucesso, já que foram absorvidos 10km depois, após a primeira meta volante do dia. O pelotão foi mantendo um ritmo praticamente sempre alto, na tentativa de impedir que fugas sucedessem, e só na montanha é que a corrida começou a ganhar outros contornos.

Na primeira subida do dia, José Neves (W52 – FC Porto) e Maurício Moreira ganharam vantagem ao pelotão, estabelecendo 45s de vantagem para o pelotão. O Campeão Nacional de fundo acabou por ser mais forte e triunfou no primeiro pórtico de montanha do dia, feito que viria a repetir nas duas contagens seguintes, garantindo assim a subida à liderança da classificação dos trepadores. Quem passava menos bem era o líder da geral, Iúri Leitão (Tavfer – Measindot – Mortágua), que assim se despedia da camisola amarela que ainda envergou durante dois dias.

Com pouco menos de 10km para o final, o duo colaborava bastante bem, e ainda tinha 35s de vantagem perante o pelotão, sonhando ainda com a vitória na etapa e subida à liderança da classificação geral. Porém, a vantagem foi anulada com 4km para a meta, com a Kelly – Simoldes – UDO e a Caja Rural ao comando do pelotão, a liderarem a entrada para a rampa final que decidiria o vencedor da jornada. Numa disputa bastante apertada, a vitória acabou por sorrir a Daniel Mestre, que conquistou assim a segunda vitória da temporada.

Com a quinta posição de hoje e a média mais baixa de posições ao longo das quatro etapas disputadas, Rafael Silva é agora o novo líder da classificação geral, e partirá de amarelo para o contrarrelógio desta tarde, com 25 ciclistas a menos de 20s de distância, pelo que emoção não faltará certamente na grande decisão da corrida. Iúri Leitão perdeu 15min para o vencedor, mas segura ainda a liderança da classificação por pontos. Pedro Miguel Lopes (Kelly – Simoldes – UDO) é o líder da juventude, seguindo a 12s de Rafael Silva, na 34ª posição.

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock