Daniel Martinez bate o campeão do Mundo no photofinish para vencer a etapa 4 da Itzulia!

O colombiano Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) venceu a quarta etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 185.6km entre Vitoria – Gasteiz e Zamudio, batendo no photofinish o francês, campeão do Mundo, Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl Team). O italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) foi terceiro.

A quarta etapa da Volta ao País Vasco começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 171km do fim, Pascal Eenkhoorn (Jumbo – Visma), Davide Formolo (UAE Team Emirates), Mauri Vansevenant (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Óscar Rodriguez (Movistar Team), Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Rúben Fernandez e Victor Lafay (Cofidis), Felix Grosschartner (Bora – Hansgrohe), Tsgabu Grmay (Team BikeExchange – Jayco), Cristian Rodriguez (TotalEnergies), Mark Donovan (Team DSM), Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA), Bruno Armirail (Groupama – FDJ), Mikel Iturria (Euskaltel – Euskadi) e Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 156km do fim, Eenkhoorn perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão, que era comandado pela Jumbo – Visma. A 115km do fim, na primeira contagem do dia, o líder da classificação da montanha, Cristian Rodriguez foi o primeiro a passar no alto. 23km depois, a vantagem da fuga sobre o pelotão era de 3:20.

A 83km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Armirail foi o mais forte. 3km depois, Óscar Rodriguez sofreu um problema mecânico, mas o espanhol da Movistar conseguiu reentrar na frente da corrida. A 64km do fim, Grosschartner perdeu o contacto com a frente da corrida. 6km depois, na segunda contagem do dia, Cristian Rodriguez foi novamente o primeiro a passar no alto. A 56km do fim, Grmay acelerou na frente da corrida, mas o ciclista da BikeExchange não ficou muito tempo isolado na frente da corrida.

A 40km do fim, a Quick-Step aumentava o ritmo no pelotão com o campeão do Mundo Alaphlippe. 1km depois, Lafay, Guerreiro, Thomas e Armirail ficaram isolados na frente da corrida com Formolo, Vansevenant e Iturria a cerca de 10s. A 35km do fim, na terceira contagem do dia, Armirail foi o primeiro a passar no alto. 4km depois, os três perseguidores juntaram-se aos quatro da frente. 5km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Armirail voltou a ser o mais forte.

A 29km da meta, a vantagem dos sete da frente era de 2:40 sobre o pelotão que era comandado pela TotalEnergies. 5km depois, Lafay atacou na última contagem do dia e ninguém foi capaz de responder ao ataque do francês da Cofidis. A 20km da meta, Alaphilippe tentou sair do pelotão, mas Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) não o deixou ganhar uma vantagem importante. 4km depois, a Caja Rural – Seguros RGA tinha Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) no pelotão e então a equipa espanhola decidiu aumentar o ritmo.

A 14km da meta, Lafay tinha 50s de vantagem sobre Guerreiro, Thomas, Armirail e Formolo e 1:05 sobre o pelotão. A 9km da meta, Pierre Latour (TotalEnergies) teve uma queda que o deixou um pouco maltratado e o francês viu as suas chances de conseguir um bom resultado na geral final acabarem. Os quatro perseguidores foram alcançados e a UAE Team Emirates impunha um forte ritmo no pelotão que estava a 56s de Lafay.

Devido ao forte ritmo da UAE Team Emirates a vantagem de Lafay começava a descer. A 1.3km da meta, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) acelerou no pelotão e 400 metros depois, Lafay foi alcançado. A 150 metros da meta, Martinez supreendeu e lançou o seu sprint com Ulissi na roda e Alaphilippe logo atrás. O campeão do Mundo passou por Ulissi e ia em busca da etapa mas Martinez conseguiu aguentar o forte sprint do francês até ao risco de meta para vencer assim a quarta etapa da Itzulia Basque Country. Ulissi foi terceiro após conseguir ser mais forte que Primoz Roglic (Jumbo – Visma) nos metros finais.

O português Rúben Guerreiro após ter estado presente na fuga do dia, ainda foi sétimo ao sprint. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 57º a 3:28 e André Carvalho (Cofidis) foi 118º a 13:03.

Roglic manteve a liderança da classificação geral. Alaphilippe manteve a liderança da classificação por pontos e Evenepoel manteve a liderança da juventude. Cristian Rodriguez manteve a liderança da classificação da montanha. Lafay foi o combativo do dia.

Os metros finais

Resultados Completos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock