Da fuga para a liderança, Alison Jackson vence a etapa 1 do Simac Ladies Tour!

A canadiana Alison Jackson (Liv Racing) venceu a primeira etapa do Simac Ladies Tour, uma ligação de 134.8km entre Zwolle e Hardenberg, batendo ao sprint a sua colega de fuga, a francesa Maelle Grossetête (FDJ Nouvelle – Aquitaine Futuroscope). Lorena Wiebes (Team DSM) foi terceira a 4s.

A primeira etapa do Simac Ladies Tour começou com um ritmo baixo. Só a 110km do fim é que aconteceu o primeiro ataque, com Alison Jackson a conseguir ganhar uma vantagem de 45s sobre o pelotão. 10km depois, Nina Buysman (Parkhotel Valkenburg) e Maelle Grossetête saíram do pelotão e chegaram muito facilmente a Jackson. As três da frente conseguiram aumentar a diferença que tinham sobre o pelotão para 1:25.

A 77km do fim, na única contagem do dia, Alison Jackson bateu Nina Buysman e foi a primeira a passar no alto, garantindo que no final da etapa iria vestir a camisola da montanha. Após a subida, a diferença entre a fuga e o pelotão era de 2:25. A Team DSM e a Canyon // Sram Racing aumentavam o ritmo para tentar alcançar as três da frente.

A 46km do fim, as três da frente tinham uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão, onde a Valcar – Travel & Service, a Movistar Team e a Jumbo – Visma se juntaram à Team DSM e à Canyon // Sram Racing. Estas cinco equipas tinham como objetivo ganhar a etapa de hoje com as suas sprinters Elisa Balsamo, Emma Nosgaard, Marianne Vos, Lorena Wiebes e Alice Barnes, respetivamente. 3km depois, Grossetête bateu Buysman pelo sprint intermédio e foi buscar 3s de bonificação.

A 40km do fim, Sanne Bouwmeester (GT Krush Tunap Pro Cycling) saiu do pelotão. A holandesa conseguiu ter uma vantagem de 30s sobre o pelotão mas não aguentou mais de 10km como intermédia. A 30km do fim, a Valcar – Travel & Service voltava a aumentar o ritmo do pelotão mas não estavam a conseguir recuperar tempo.

A 20km do fim, a diferença entre as três da frente e o pelotão era de 1:50. As várias equipas que trabalhavam no pelotão estavam com várias dificuldades em recuperar tempo e as possibilidades de a fuga vingar aumentavam. 5km depois, a fuga cedeu um pouco e a vantagem que tinham diminuiu para 1:05. A 10km da meta, Buysman cedeu mas Jackson e Grossetête estavam a conseguir aguentar-se com uma vantagem de 40s.

A 5km da meta, a diferença entre as duas da frente e o pelotão era de apenas 25s. No último km, o pelotão vinha a todo o gás, mas não foi suficiente para alcançar as duas da frente. A 150m, Jackson lançou o sprint, Grossetête não teve capacidade para a passar e Jackson venceu assim a primeira etapa do Simac Ladies Tour. Lorena Wiebes foi terceira a 4s, comandando o pelotão.

Alison Jackson é a nova líder da classificação geral e da classificação da montanha, Marianne Vos mantém a liderança da classificação por pontos e Lorena Wiebes é a nova líder da classificação da juventude.

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock