Colbrelli vence ao sprint em Occitanie!
O italiano Sonny Colbrelli (Bahrain – McLaren) venceu a segunda etapa da Route d’OCcitanie, uma ligação de 174.5km com partida em Carcassonne, e chegada em Cap Découverte. No segundo lugar terminou o líder da competição, o francês Bryan Coquard (B&B Hotels – Vital Concept), e em terceiro o italiano Niccolo Bonifazio (Total Direct Energie), ambos com o mesmo tempo do vencedor.
A etapa começou com a fuga do dia a formar-se rapidamente com 6 elementos, Emil Vinjebo (Riwal Readynez), Nikodemus Holler (Bike Aid), Samuel Leroux (Natura4ever-Roubaix), Fumiyuki Beppu (Nippo-Delko), Michal Paluta (CCC) e Ibai Azurmendi (Euskaltel-Euskadi). O grupo começou a ganha vantagem na primeira e mais longa subida do dia, o Montée du Sor, onde as equipas dos sprinters foram colocando um ritmo lento para que estes pudessem passar de forma mais tranquila. O pelotão cruzou o topo da mesma, com apenas 27km percorridos, a 8:30 de distância.
A partir daí, as mesmas equipas que impuseram um ritmo lento até ao km27, começaram a acelerar, e foram aos poucos começando a tirar tempo à fuga. A 50km do final a vantagem dos escapados era ainda de 4:30, e o pelotão teve de puxar com força para reduzir a desvantagem. A 15km do final a vantagem era já de apenas 1 minutos, mas Emil Vinjebo lançava-se em solitário para tentar alcançar a glória e vencer a etapa.
O dinamarquês acreditou que seria possível, mas viu a sua chance cair por terra com 1km para o final, quando o pelotão o alcançou para trazer de novo a si a chance de discutir o final. O líder da geral Bryan Coquard entrou no km final mal colocado e teve de gastar forças para chegar à frente, onde Sonny Colbrelli já se encontrava. Quando o italiano começou o sprint, o francês seguiu-o, mas ficou-se mesmo por aí, pois já não tinha mais força. Colbrelli vence assim pela primeira vez esta temporada, mas não consegue chegar à liderança de Coquard, que devido à vitória no dia anterior e às bonificações irá partir para a mais decisiva etapa na liderança da geral.
Amanhã temos um menu recheado e uma etapa brutal pela frente. Serão 163.5km e três contagens de primeira categoria, com subidas que já fizeram parte do programa do Tour de France. Port de Bales (19km a 6.2%), Col de Peyresourde (9.7km a 7.5%) e o Col de Beyrede (10.9km a 7.2%), coincidente com a meta. É uma pena não haver transmissão em direto, esperemos que amanhã possam-nos brindar com uma etapa ao vivo, já que ela promete e muito!