Christophe Laporte é o primeiro líder do Tour du Limousin!

O francês Christophe Laporte (Cofidis) venceu a primeira etapa do 54º Tour du Limousin, uma ligação de 183.3km entre Isle e Sainte-Feyre, batendo ao sprint o compatriota Dorian Godon (AG2R Citroen Team) e o belga Tom Paquot (Bingoal Pauwels Sauces WB).

A primeira etapa de mais uma corrida na região de Nouvelle – Aquitaine começou a um bom ritmo e não estava fácil encontrar a fuga do dia. Só ao km 25 é que Romain Cardis (St. Michel – Auber 93), Julien Antomarchi (Xelliss – Roubaix Lille Métropole), José Manuel Diaz (Delko) e Mikel Alonso (Euskaltel – Euskadi) conseguiram escapar ao pelotão e ganhar mais de tês minutos de vantagem, para compor assim a escapada.

A primeira parte do dia decorreu tranquilamente, com Diaz a acabar por descolar propositadamente da frente e a ser alcançado pelo pelotão a meio da etapa, deixando o trio na frente, mas cerca de 35km depois, estes também seriam apanhados, com o pelotão a entrar assim na frente na fase decisiva da jornada.

Os ataques continuaram a surgir, com ainda cerca de 60km pela frente. Warren Barguil (Arkea Samsic), Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Benoît Cosnefroy (AG2R Citroen Team) Simon Gesche (Cofidis) e Franck Bonnamour (B&B Hotels p/b KTM) estiveram em diversas movimentações, mas o pelotão, sabendo da sua perigosidade, nunca os deixou ganhar muito espaço e rapidamente os absorvia de novo.

Rémy Mertz (Bingoal Pauwels Sauces WB) e Daniel Savini (Bardiani CSF Faizane) ganharam cerca de 30s com uma movimentação a 30km do fim, e estiveram bastante tempo na dianteira, sendo apenas alcançados a 5km da meta. Maxime Urruty (Xelliss – Roubaix Lille Métropole) ainda tentou atacar para surpreender já dentro dos últimos 5km, mas também não teve sucesso e foi rapidamente alcançado, com o pelotão a seguir assim para o sprint num final um pouco inclinado, com a B&B Hotels e a Cofidis ao comando. A formação de Coquard acabou por ver o francês não ser capaz de discutir o sprint, e Laporte aproveitou para conquistar um triunfo fácil, mesmo tendo lançado o seu sprint um pouco cedo.

Com o triunfo, Laporte é o primeiro líder da geral, com Godon, segundo no dia, a ser o melhor jovem. Savini é o líder da montanha e Cardis lidera a classificação dos sprints intermédios.

A corrida marcou o regresso de Thibaut Pinot à competição, ele que já não participava numa corrida desde o último Tour of the Alps, devido a diversos problemas nas costas.

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock