Bissegger vence batalha contra o tempo no UAE Tour! Almeida com 5º melhor tempo!
O suíço Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost) conquistou a vitória no contrarrelógio da terceira etapa do UAE Tour, batendo o Campeão Mundial Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), por 7s, após um esforço de 9km com partida e chegada e Ajmen. Bissegger estabeleceu um tempo impressionante de 9:43, que ninguém conseguiu superar, sendo o único corredor a ter rodado acima dos 55km/h de média! O neerlandês Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), fechou na terceira posição, com mais 14 segundos.
O esloveno Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) terminou na quarta posição, a 18 segundos, mostrando que está recuperado da infeção por Covid-19, e pronto para defender o triunfo de 2021. João Almeida (UAE Team Emirates) fechou o top5, a 22 segundos do suíço, naquela que foi também a sua estreia com as cores de Campeão Nacional de contrarrelógio.

Tom Dumoulin pode ser a maior ameaça para a etapa de montanha que o pelotão enfrentará amanhã, ainda para mais sendo uma subida com pendentes ao seu jeito, enquanto o russo Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) e o britânico Adam Yates (Ineos Grenadiers) também se defenderam bastante bem, fechando nos 12 primeiros, para manterem intactas as aspirações à conquista da camisola vermelha.
O líder da classificação geral, o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix), fez uma grande defesa neste esforço individual, concluindo numa surpreendente 10ª posição, a 28s de Bissegger! Ainda assim, a marca não seria suficiente para manter a liderança, que passou agora para o corpo do suíço, com o sprinter belga a descer à terceira posição da geral, com 12s de atraso.
Entre os trepadores que menos bem se defendem, Romain Bardet (Team DSM) foi 44º, a 46s, Jay Hindley (Bora – Hansgrohe) foi 54º, a 52s, Gino Mader (Bahrain Victorious) foi 72º, a 59s, e o checo Jan Hirt (Intermarche – Wanty – Gobert) registou a maior perda, fechando em 77º, a 1:01 de Bissegger.
Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost) fechou a etapa com o 41º tempo, a 45s de Bissegger, estando na 32ª posição da geral, com a mesma diferença para o ciclista suíço.
Para além da geral, Bissegger assume também a liderança da classificação da juventude, enquanto Philipsen permanece no topo da classificação por pontos, e o russo Dmitry Strakhov (Gazprom – RusVelo) continua na posse da classificação dos sprints intermédios. A EF Education – EasyPost é agora a melhor equipa.