Benoit Cosnefroy vence o Tour du Jura!

O francês Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team) venceu o Tour du Jura, uma clássica de 181.8km com partida e chegada em Lons – Le – Saunier, batendo ao sprint o italiano Simone Velasco (Gazprom – RusVelo), o francês Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e o colombiano Nairo Quintana (Team Arkéa Samsic).

O Tour du Jura começou a todo o gás. Jacques Lebreton (Cofidis) tentou sair do pelotão, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. A 166km do fim, David Riba (Team Novo Nordisk), Marlon Gaillard (Team TotalEnergies) e Sebastian Schonberger (B&B Hotels p/b KTM) atacaram, mas a Groupama – FDJ impunha um forte ritmo que não permitiu que os três criassem a fuga. 7km depois, Valentin Madouas (Groupama – FDJ) foi o primeiro a passar no sprint intermédio.

A 155km do fim, Thomas Champion (Cofidis) e Andrea Di Renzo (Vini Zabu) atacaram e conseguiram uma vantagem de 27s sobre o pelotão. Julien Souton (France Amateur Team) também atacou e seguiu em posição intermédia, chegando a estar a 7s dos dois da frente. 4km depois, eles foram alcançados e David Gaudu (Groupama – FDJ) foi o primeiro a passar no alto na primeira contagem do dia.

A 148km do fim, um grupo com Victor Lafay e Ruben Fernandez (Cofidis), Luca Chirico e Natnael Tesfazion (Androni – Giocattoli – Sidermec), David Gaudu, Valentin Madouas, Thibaut Pinot, Romain Seigle e Sebastien Reichenbach (Groupama – FDJ), Clément Berthet, Tony Gallopin, Andrea Vendrame e Lawrence Warbasse (AG2R Citroen Team), Pierre Latour e Fabien Grellier (Team TonalEnergies), Franck Bonnamour (B&B Hotels p/b KTM), Nairo Quintana (Team Arkéa Samsic), Biniam Girmay (Intermaché – Wanty – Gobert) e Antoine Debons (Team Vorarlberg) ganhou uma vantagem de 40s após um corte no pelotão.

Fuga do Tour du Jura

A 131km do fim, Tony Gallopin foi o primeiro a passar no segundo sprint intermédio do dia e a vantagem do grupo da frente era de apenas 10s. 6km depois, o grupo da frente foi alcançado. A 115km do fim, Delio Fernandez (Delko), Kenny Molly (Bingoal Pauwels Sauces WB), Alexis Guérin e Colin Stussi (Team Vorarlberg), Andrea Di Renzo, Alexandre Geniez (Team TotalEnergies) e Pierre Rolland (B&B Hotels p/b KTM) atacaram e formaram a fuga do dia. A 106km do fim, a diferença entre a fuga e o pelotão era de 1:15.

O pelotão decidiu diminuir o ritmo e a 88km do fim a vantagem da fuga era de 4:35. Uns km depois, Guérin foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. A 72km do fim, Guérin voltou a ser o primeiro a passar no topo na terceira contagem do dia e a vantagem da fuga era de 3:45 sobre o pelotão. A 41km do fim, a Arkéa – Samsic e a Intermaché – Wanty – Gobert aumentaram o ritmo no pelotão e diminuíram a vantagem da fuga para 2:20. Uns kms depois, na última contagem do dia, Di Renzo perdeu o contacto com a frente da corrida e Guérin voltou a ser o primeiro a passar no alto na última contagem do dia.

A 27km do fim, Guérin passou em primeiro no último sprint intermédio do dia e a vantagem da fuga era de 1:45. Uns kms depois, David Gaudu, Simone Velasco, Aurélien Paret – Peintre (AG2R Citroen Team), Elie Gesbert (Team Arkéa Samsic) e Sebastian Schonberger saíram do pelotão e ganharam um espaço importante. Na frente da corrida, Stussi, Geniez e Molly sofreram uma queda. Geniez voltou à bicicleta logo após a queda e reentrou na frente da corrida. A 18km do fim, Guérin, Geniez e Delio estavam na frente, com o grupo que saiu do pelotão a 30s, e o grupo que era comandado pela Cofidis a 1:10. 3km depois, o grupo perseguidor alcançou os três da frente.

A 10km da meta, Gaudu, Velasco, Rolland e Schonberger atacaram, mas Rolland teve um problema mecânico que o impediu de seguir os três. Os três da frente tinham 15s de vantagem e numa pequena subida, nos últimos 4km, Schonberger perdeu o contacto. No pelotão, Benoit Cosnefroy atacou e foi seguido por Valentin Madouas e por Nairo Quintana. Os cinco seguiram na frente com uma vantagem de 25s sobre o pelotão. Nos últimos metros Gaudu lançou o sprint para Madouas, mas o francês não foi mais forte que Cosnefroy, que venceu assim o Tour du Jura. Velasco foi segundo e Madouas terceiro.

O português José Gonçalves (Delko) não terminou a prova.

Pódio final

Pódio final com Valentin Madouas – Benoit Cosenfroy – Simone Velasco (da esquerda para a direita)

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock