Benoit Cosnefroy bate o Campeão do Mundo e vence a Bretagne Classic!

O francês Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team) venceu a Bretagne Classic, uma clássica de 250.5km com partida e chegada na cidade de Plouay, batendo ao sprint o francês Julian Alaphlippe (Deceuninck – Quick Step). O dinamarquês Mikkel Honore (Deceuninck – Quick Step) foi terceiro a 3s.

A Bretagne Classic começou a todo gás, com vários ataques a acontecerem, mas a nenhum deles ter sucesso. A 215km do fim, Alexis Gougeard (AG2R Citroen Team), Alessandro De Marchi (Israel Start-Up Nation), Quinten Hermans (Intermaché – Wanty – Gobert Materiaux) e Sébastien Grignard (Lotto Soudal) atacaram e formaram a fuga do dia. 15km depois, os quatro da frente tinham 40s de vantagem enquanto que a UAE Team Emirates, a Team TotalEnergies e a EF Education – Nippo aumentavam o ritmo na frente do pelotão.

O pelotão decidiu tirar o pé pouco depois e a vantagem da fuga aumentou para 2:50. A 180km do fim, a diferença entre a fuga e o pelotão aumentou para 3:20.11km depois, aconteceu uma queda no pelotão, onde cinco ciclistas ficaram envolvidos. A 151km do fim, a EF Education – Nippo era quem comandava o pelotão, com o japonês Hideto Nakane (EF Education – Nippo).

A 110km do fim, os quatro da frente tinham uma vantagem de 5:45 sobre o pelotão. No pelotão, as acelerações acabaram por provocar um corte, graças ao trabalho da Team TotalEnergies. 2km depois, Tobias Foss (Jumbo – Visma) caiu e foi obrigado a abandonar a prova. A 99km do fim, Grignard perdeu o contacto com o grupo na frente. 14km depois, Gougeard perdeu o contacto e a frente da corrida ficou reduzida a apenas dois ciclistas. Os dois da frente tinham 1:00 de vantagem sobre Gougeard e 5:07 sobre o pelotão, com a Team DSM e a Groupama – FDJ a acelerarem.

Perfil da Bretagne Classic

A 64km do fim, a diferença entre os dois da frente e o pelotão era de 3:57. 1km depois, Julian Alaphilippe atacou e levou consigo Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), Benoit Cosnefroy e Mikkel Honore. Jasper Stuyven (Trek – Segafredo) e Simon Clarke (Team Qhubeka NextHash) tentaram fazer a ponte para estes quatro, mas não conseguiram. A 49km do fim, Hermans e De Marchi tinham 1:35 de vantagem para o grupo intermédio e 2:51 para o pelotão. 2km depois, Pogacar perdeu o contacto com o grupo intermédio e Quinten Hermans com o grupo da frente, ficando De Marchi isolado na dianteira.

A 33km do fim, Hermans perdeu o contacto com o grupo perseguidor, ao mesmo tempo que De Marchi tinha sido alcançado. 2km depois, Alaphilippe acelerou, mas todos o conseguiram seguir. A 23km do fim, Cosnefroy atacou e Alaphilippe foi o único que o seguiu, Honore cedeu uns metros, mas conseguiu reentrar na frente, enquanto que De Marchi perdia o contacto. No pelotão, Warren Barguil (Team Arkéa Samsic) e Valentin Madouas (Groupama – FDJ) tentaram sair, mas não conseguiram, pois Davide Ballerini (Deceuninck – Quick Step) fechou os espaços. Os três da frente tinham 40s de vantagem sobre o pelotão.

A 12km da meta, Alaphilippe tentou sair uma vez mais, mas Cosnefroy não deixou que isso acontecesse. No pelotão, Davide Ballerini e Simon Geschke (Cofidis) atacaram, mas os adversários não os deixaram ganhar uma vantagem importante. A 8km da meta, Connor Swift (Team Arkéa Samsic) era quem impunha ritmo no pelotão. A 3.4km da meta, o pelotão ficou cortado devido a uma queda com cerca de 10 ciclistas envolvidos.

A 2.6km da chegada, Cosnefroy atacou e, em dificuldades, Alaphilippe conseguiu segui-lo. Honore perdeu o contacto, mas estava a 10s dos dois da frente. No último km, os dois franceses começaram a marcar-se, o que fez com que Honore reentrasse. Honore colocou-se na frente do grupo para lançar o sprint para Alaphilippe. Cosnefroy e Alaphilippe começaram a sprintar ao mesmo tempo, mas foi Cosnefroy que levou a melhor e venceu a Bretagne Classic. Honore foi terceiro a 3s.

Os metros finais

Pódio final

Pódio final com Julian Alaphilippe – Benoit Cosnefroy – Mikkel Honore (da esquerda para a direita)

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock