As leis de Spratt

A australiana Amanda Spratt (Mitchelton-Scott) venceu hoje a segunda etapa do Tour Down Under, uma ligação de 114.9km entre Murray Bridge e Birdwood, deixando a norte-americana Ruth Winder (Trek-Segafredo) na segunda posição e a alemã Liane Lippert (Sunweb) em terceiro. Spratt venceu em 3h04’27”, um tempo que lhe permitiu subir à liderança da classificação geral, somadas as bonificações de vitória de etapa e sprints intermédios.

A etapa começou a um ritmo muito rápido, sem que alguma fuga pudesse vingar na primeira parte da etapa. Ao km29 o pelotão ainda rolava compacto, tendo Anastasiia Chursina (Ale BTC Ljubljana) vencido o sprint intermédio que ali se situava. A etapa prosseguiu sem que alguém conseguisse ganhar vantagem ao pelotão e ao km80 foi Leah Kirhcmann (Sunweb) a vencer o segundo sprint intermédio do dia.

A partir daí a Mitchelton-Scott pegou na corrida, e ainda antes da única subida categorizada do dia, a corrida partiu, com Amanda Spratt a isolar-se com as colegas de equipa Grace Brown e Lucy Kennedy, e com Ruth Winder e Liane Lippert. Atrás delas, vários grupos se formavam, com a corrida a partir completamente e o quinteto da frente a ganhar cada vez mais vantagem.

Quando chegamos à subida categorizada, o quinteto passou a trio, e Lippert tratou de assegurar a liderança da montanha para ela. As três líderes entraram no quilómetro e meio final com quase 1’20” de vantagem, e a partir daqui o jogo do gato e do rato começou, ninguém queria assumir a liderança do trio para o sprint, pois a liderança da geral estava também em jogo. Grace Brown, que circulava intermédia, esteve quase a alcançar o trio já nos 150 metros finais, mas as três líderes lançaram-se ao sprint, com Spratt a bater a concorrência e a subir à liderança da geral. Os grupos que perseguiam tinham-se agrupado de novo, mas uma série de ataques no final acabou por partir também o novo pelotão em alguns segundos nos metros finais.

Spratt é assim a nova líder da geral, enquanto Kirchmann salta para o comando da classificação por pontos e Lippert assume a liderança da montanha e da juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock