António Morgado, who else? Primeiro líder da Volta a Portugal de Juniores!

António Morgado (Bairrada Cycling Team) conquistou a etapa inaugural da 15ª Volta a Portugal de Juniores, ao ser o mais forte numa ligação de 92.6km com partida e chegada em Almeida. O seu colega de equipa Gonçalo Tavares (Bairrada Cycling Team) foi segundo, a 1:25, após bater ao sprint Lucas Lopes (Póvoa de Varzim – CDC Navais).

A etapa decorreu a um ritmo bastante elevado, com vários ataques a ocorrer ao longo dos primeiros dois terços da etapa, mas sempre com pronta resposta por parte do pelotão, que não deixou ninguém sair. A cerca de 30km do fim, um grupo pequeno, mas bastante forte e com candidatos à vitória, distanciou-se do pelotão e formou uma fuga que viria a ser decisiva. No grupo estavam António Morgado e Gonçalo Tavares, Tiago Clemente (Grupo Desportivo de Lousã) e Lucas Lopes.

Um novo ataque de António Morgado permitiria ao ciclista da Bairrada isolar-se e não mais ser alcançado, enquanto Tiago Clemente acabou por não aguentar o ritmo e ficar para trás. O corredor da Bairrada cumpriu os últimos quilómetros isolado, e ergueu os braços na chegada em Almeida. Gonçalo Tavares e Lucas Lopes, que seguiam atrás em perseguição, chegaram na 2ª e 3ª posição, respetivamente, a 1:25 de Morgado. Abel Rosado (Team Teika – GHS Sport) foi o 4º classificado, já a 2:12 da liderança.

António Morgado é assim o primeiro líder da classificação geral, da juventude e por pontos. Já o seu companheiro de equipa, Gonçalo Tavares, é o líder da classificação da montanha. A Bairrada lidera coletivamente.

Amanhã o pelotão terá pela frente uma etapa de 129.4km. A partida será dada no Sabugal e a meta está em Penamacor, onde se espera que o pelotão chegue pelas 15h30, para um final ao sprint.

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock