António Morgado conquista tudo o que há para conquistar e é Rei na Volta a Portugal de Juniores!

Gonçalo Tavares (Bairrada) venceu a última etapa da Volta a Portugal de Juniores, uma ligação de 110.9km entre Celorico da Beira e a Guarda, mas o protagonismo vai para o seu colega, António Morgado (Bairrada), que foi segundo a 10s, e conquistou todas as classificações da 15ª Volta a Portugal de Juniores. Lucas Lopes (Póvoa de Varzim – CDC Navais) foi terceiro a 23s

A etapa etapa rainha desta Volta a Portugal apresentava uma contagem de montanha de primeira categoria nas Penhas Douradas a meio da etapa, e um final numa segunda categoria na Guarda. A jornada foi desde cedo atacada, com Diogo Mendes (Academia de Ciclismo de Paredes/ Penafiel Bike Clube) e Leonardo Lopes (Escola de Ciclismo Bruno Neves) a conseguirem ganhar mais de um minuto sobre o pelotão.

Ainda assim, antes de começar a subida às Penhas Douradas, já o pelotão tinha alcançado o duo e rolava compacto. A subida, apesar de ser a mais difícil, não foi muito atacada, mas a descida até Manteigas acabou por fazer o pelotão partir e adiantar um grupo de 20 ciclistas aos restantes. Quem já tinha ficado para trás na subida, o equivalente a meio pelotão, já dificilmente voltaria a reentrar. Chegando de novo à fase plana, o grupo grande que perseguia voltou a encostar nos 20 da frente.

Goncalo Tavares a festejar a vitória na Etapa

Os últimos 20km foram bem diferentes dos anteriores, com diversos ataques e percorridos a grande velocidade. Gonçalo Tavares foi talvez o mais ativo, conseguindo atacar, levando consigo um grupo de 6 atletas. Descontente com a companhia, Tavares voltou a atacar e só apenas António Morgado, Lucas Lopes e Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) conseguiram responder.

Ninguém mais conseguiu fazer a ponte para o quarteto que acabou por discutir a etapa na subida à Guarda. Tavares atacou a 3km do fim, e ninguém respondeu, com Morgado a ficar na marcação aos seus adversários. Tavares chegaria isolado para vencer a etapa, e Morgado chegaria logo atrás, depois de atacar Lopes e Nunes já nos últimos metros e se distanciar de ambos.

A acumular à classificação geral, António Morgado, que já liderava a juventude, levou também as classificações da montanha e por pontos, com Gonçalo Tavares a ser segundo em todas elas!

Os pódios do dia

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock